Início do Período para solicitar dispensa da prova do Enade começou
Connect with us

Ensino

Início do Período para solicitar dispensa da prova do Enade começou

Publicado

em

portal plural início do período para solicitar dispensa da prova do enade começou

Academia Personatopo humbeto pluralFAST AÇAÍNuvera

O prazo para solicitar dispensa da prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023 já está em vigor e se estenderá até o dia 9 de fevereiro. A requisição pode ser realizada pelo estudante ou pela instituição de educação superior, dependendo da justificativa da ausência, através do Sistema Enade. Em ambas as situações, é necessário apresentar documentação que comprove o motivo da falta, conforme as exigências estabelecidas no edital.

Segundo o Ministério da Educação, o estudante que optar pela dispensa da prova deve ter atendido ao requisito de preenchimento do Questionário do Estudante. Diversas situações são previstas como justificativas para a ausência, como acidentes, assaltos, casamentos, extravios, perdas, furtos ou roubos de documentos de identificação, luto, questões relacionadas à saúde, maternidade ou paternidade, compromissos profissionais e privação de liberdade.

A pasta enfatiza que indivíduos eliminados do exame no local de aplicação não têm direito a solicitar dispensa. Casos de ausência decorrentes de motivos pessoais ou profissionais devem ser registrados pelos próprios estudantes e avaliados pelos coordenadores de curso correspondentes. Por outro lado, ausências relacionadas a compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado devem ser registradas pelos coordenadores.

O Enade, conduzido anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem como propósito avaliar o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação, considerando os conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial.

A participação no Enade é obrigatória para ingressantes e concluintes de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas associadas às áreas avaliadas.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe

Ensino

Enem 2024: prazo de inscrição termina HOJE

Publicado

em

portal plural enem 2024 prazo de inscrição termina hoje
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
FAST AÇAÍtopo humbeto pluralNuveraAcademia Persona

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam às 23h59 desta sexta-feira, 14 de junho. Interessados em participar devem se inscrever na Página do Participante. O prazo para pagamento da taxa de inscrição foi estendido e pode ser realizado até a próxima quarta-feira, 19 de junho.

Inicialmente, o prazo de inscrição se encerraria no dia 7 de junho, mas foi prorrogado por mais uma semana para permitir que mais estudantes pudessem se inscrever.

O Enem é uma importante via de acesso para cursar uma graduação em instituições públicas federais, instituições privadas com bolsas de 100% ou 50% pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou obter financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Todos os candidatos não isentos devem pagar uma taxa de R$ 85 até 19 de junho para confirmar a inscrição. O pagamento pode ser realizado através de:

  • Boleto bancário
  • Cartão de crédito
  • Pix

Quem está isento da taxa precisa se inscrever no Enem?

Sim. Todos que desejam realizar a prova e concorrer a uma vaga no ensino superior devem se inscrever na Página do Participante, incluindo aqueles que têm direito à isenção da taxa. A isenção não garante a inscrição automática no Enem.

As inscrições podem ser feitas até às 23h59 desta sexta-feira, 14 de junho.

O Enem será realizado nos dois primeiros domingos de novembro.

3 de novembro:

  • 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol)
  • 45 questões de ciências humanas
  • Redação

10 de novembro:

  • 45 questões de matemática
  • 45 questões de ciências da natureza

Horários (no fuso de Brasília):

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

Não perca o prazo e garanta sua participação no Enem 2024!

Fonte: Exame

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

Criação de cursos EaD está suspensa até março de 2025, decide MEC

Publicado

em

portal plural criação de cursos ead está suspensa até março de 2025, decide mec

FAST AÇAÍtopo humbeto pluralNuveraAcademia Persona

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu até10 de março de 2025 a criação de novos cursos de graduação a distância, novas vagas e polos de Ensino a Distância (EaD). A medida foi publicada em uma portaria no Diário Oficial da União na sexta-feira (7).

Segundo o ministério, a decisão é parte do processo de revisão do marco regulatório da educação a distância (EaD), que tem como objetivo garantir a sustentabilidade e a qualidade dos cursos de graduação oferecidos nessa modalidade.

Além da suspensão da criação de novos cursos, também estão vetados o aumento de vagas em cursos de graduação EaD e a criação de polos EaD por instituições do Sistema Federal de Ensino, inclusive por universidades e centros universitários.

Para isso, o MEC diz que irá realizar um processo de diálogo público envolvendo gestores, especialistas, conselhos federais e representantes das instituições de ensino superior e estabelecerá um cronograma para revisar o marco regulatório, que deve ser concluído até 31 de dezembro de 2024.

Novos cursos, aumentos de vagas e novos credenciamentos só serão liberados após a conclusão deste processo, inclusive para as instituições universitárias.

“Além da avaliação sobre as possibilidades e condições de oferta de cursos específicos, o MEC pretende promover um processo de diálogo público sobre aspectos relevantes que irão orientar a revisão das atuais regras de credenciamento e autorização de cursos, formas de avaliação, parâmetros de qualidade e diretrizes da educação a distância”, diz a pasta, em nota.

Ainda este ano, o MEC também vai apresentar os resultados de uma consulta pública de outubro do ano passado para discutir alterações na regulação dos cursos de graduação a distância e definir as principais preocupações recebidas.

Cursos EAD para formação de professores

No final do último mês de maio, a pasta também homologou novas diretrizes para cursos de formação de professores, limitando o ensino a distância a 50% da carga horária e exigindo que metade do curso seja presencial.

Dos que se formam em licenciatura, quantos estudaram em cursos particulares à distância?

As novas regras se aplicam a cursos de licenciatura, formação pedagógica para graduados não licenciados, e segunda licenciatura.

As novas diretrizes foram sugeridas em um parecer do Conselho Nacional da Educação (CNE) e definem quanto da carga horária pode ser EAD e qual a estrutura curricular dos cursos, entre outros detalhes.

As principais mudanças são:

  • Inclusão do ensino presencial no modelo EAD: os cursos EAD deverão ter 50% de sua carga horária total ofertada de maneira presencial. Ou seja, das 3.200 horas (em cursos com duração de, no mínimo, 4 anos), 1.800 devem ser presenciais.
  • Estrutura curricular: Os cursos devem ter uma estrutura geral dividida em quatro núcleos: formação básica, formação específica da área de formação, estágio supervisionado e extensão.
  • Formação para graduados não licenciados: Aumento da carga horária mínima na formação pedagógica para graduados não licenciados para 1.600 horas.
  • Segunda licenciatura: Os cursos devem ter carga horária mínima de 1.200 a 1.800 horas.

Fonte: G1.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

19ª Feira do Livro de Santa Rosa vai acontecer no próximo mês

Publicado

em

portal plural 19ª feira do livro de santa rosa vai acontecer no próximo mês

NuveraAcademia PersonaFAST AÇAÍtopo humbeto plural

Lançamento de livros e publicações diversas, sessões de autógrafos, contação de histórias e muitas outras ações vão estar à disposição da população a partir do próximo mês. A Prefeitura de Santa Rosa através da Secretaria de Educação e Cultura, divulgou as datas da 19ª Feira do Livro. O evento que acontece todos os anos vai ser realizado de 04 a 09 de julho. O tema escolhido para essa edição é: “200 anos da imigração alemã para o Brasil” e o slogan: “Ler e sempre aprender”.

O evento vai acontecer, pela terceira vez consecutiva, na Praça da Bandeira, ao ar livre. Vão ser 06 dias de muitas atividades, dentre elas: oficinas, apresentações, palestras e homenagens. A Secretária de Educação e Cultura, Josyane Heck, destaca que a feira é um momento aguardado pelos estudantes e por toda a comunidade, “A Feira do Livro é uma oportunidade de encontro com a cultura e a leitura. Estamos realizando todos os preparativos para em julho, vivenciarmos outra vez, esta incrível experiência”.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×