16 benefícios da natação e seu papel no tratamento da dor nas costas - Portal Plural
Connect with us

Saúde

16 benefícios da natação e seu papel no tratamento da dor nas costas

Publicado

em

A natação é uma excelente alternativa para tratar e prevenir lesões na coluna — Foto: iStock

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

 

 

A modalidade é de baixo impacto, fortalece a musculatura e ajuda a corrigir a postura, aliviando a pressão sobre a coluna e as dores na região

 

 

O surgimento de pessoas com lesões e comprometimento na coluna vertebral tem aumentado em grande escala em todo o mundo devido a hábitos inadequados de postura por causa das alterações no estilo de vida. Estudos epidemiológicos relatam que 80% da população mundial sofrerá de dores na coluna. Atualmente, a dor nas costas já representa a segunda causa mais comum de atendimento médico, sendo responsável por cerca de 20% das licenças de trabalho. De acordo com o médico neurocirurgião Emerson Sena, a natação tem um papel fundamental na reabilitação física de pacientes com patologias na coluna vertebral, ampliando as alternativas terapêuticas e, assim, favorecendo a independência funcional.

Além da adaptação à água e da possibilidade de se executar um trabalho muscular sem a ação da gravidade, a natação oferece a possibilidade de um exercício contínuo das funções respiratórias, circulatórias e musculares, diminuindo a espasticidade em indivíduos com lesões medulares. Na água, existe a maior facilidade de se alcançar o relaxamento, além de produzir uma estimulação sensitiva de temperatura, tato e pressão. Para além disso, a natação tem mostrado benefícios no desenvolvimento de movimentos que promovem um novo controle postural – explica o neurocirurgião.

Emerson Sena ainda destaca que a água possui algumas propriedades físicas importantes que contribuem com a recuperação de lesões, bem como o fortalecimento muscular. São elas:

  • Densidade
  • Gravidade específica
  • Pressão hidrostática
  • Flutuação

 

Dessa forma, a diminuição da força da gravidade, resultado da flutuação, permite ao praticante exercitar-se em um ambiente com redução das cargas compressivas.

 

 

15 benefícios da natação

Os benefícios da natação são inúmeros. No entanto, costumam variar de acordo com a fase da vida e de aprendizagem de cada indivíduo; ou seja, se ele for iniciante, terá benefícios diferentes de um nadador profissional. De acordo com o treinador de natação Márcio Latuf, a modalidade é isenta de impactos, fortalece a musculatura e ajuda a corrigir a postura e aliviar a pressão na coluna e as dores nas costas. A seguir, confira 16 benefícios proporcionados por esse esporte:

  1. Promove autonomia no meio líquido;
  2. Auxilia na recuperação de lesões musculares;
  3. Aumenta a imunidade, fortalecendo nosso sistema de defesa;
  4. Melhora o condicionamento físico e cardiorrespiratório e a saúde como um todo;
  5. Auxilia no tratamento de alergias respiratórias;
  6. Trabalha diversos músculos simultaneamente, contribuindo para o equilíbrio muscular;
  7. Melhora a circulação sanguínea;
  8. Reduz o estresse, a ansiedade e a depressão, auxiliando a saúde mental como um todo;
  9. Melhora a postura corporal, combatendo dores musculares e nas costas;
  10. Dá mais flexibilidade;
  11. Alivia a tensão muscular;
  12. Ajuda a emagrecer, pois acelera o metabolismo e promove gasto calórico ainda mais elevado, já que exercícios na água exigem ainda mais energia;
  13. Não prejudica as articulações, pois é um esporte sem impacto, e ainda exercita os tendões e ligamentos;
  14. Melhora a coordenação motora;
  15. Ajuda no tratamento de fibromialgia;

 

Para atletas, a natação proporciona alto rendimento esportivo e respiração mais adequada.

A natação promove uma sensação de relaxamento em todos os músculos do corpo e, por sinal, é o esporte que trabalha a totalidade de nossos músculos. Ela melhora muito a resistência cardiorrespiratória e muscular, promovendo uma tonificação gradativa conforme seu programa de treinamento. Além disso, o esporte melhora a circulação sanguínea e não possui impacto articular, o que fortalece os grupamentos musculares e melhora a postura e a coordenação, podendo ser praticado por pessoas de qualquer idade – destaca o profissional de educação física.

 

 

Prevenção e tratamento de lesões

 

Pacientes com hérnia de disco podem se beneficiar da natação para tratar a condição — Foto: Istock Getty Images

 

 

De acordo com Emerson Sena, a natação é indicada para reduzir as dores nas costas e quando há lesão da coluna vertebral. Pacientes com hérnia de disco, por exemplo, se beneficiam da modalidade. Afinal, o esporte alivia a pressão sobre a coluna.

Como todo esporte, antes de iniciar é indicado fazer uma avaliação física para entender quais limites devem ser respeitados dentro da piscina. Além disso, a maioria dos atletas de natação de alto nível tem lesão no ombro devido ao excesso de exercício. Por isso, é tão importante ter um bom professor ou técnico, que observe, realize ajustes e corrija movimentos durante as aulas – indica o neurocirurgião.

Em relação à recuperação de lesão muscular, Márcio Latuf ressalta que a natação, por ser uma atividade de baixo impacto, é o esporte mais indicado, funcionando como uma fisioterapia. Contudo, para nadadores em recuperação, os treinos com baixa intensidade são os mais indicados.

Além de tratar lesões na coluna, a natação é capaz de preveni-las. Isso porque possui baixo impacto na região e atua fortalecendo a musculatura, corrigindo a postura e aliviando a pressão. Segundo o profissional de educação física, com um treinamento bem distribuído e uma ótima ativação pré-treino fora d’água, a natação pode prevenir não só lesões na coluna como também nos ombros, nos joelhos e no pescoço.

 

 

FONTE: Globo Esporte

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Vida & Saúde recebe Selo Ouro no Programa do Prestador da Unimed

Publicado

em

portal plural vida & saúde recebe selo ouro no programa do prestador da unimed

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

O Hospital Vida & Saúde obteve o Selo Ouro no Programa do Prestador 2024 da Unimed Fronteira Noroeste/RS. O programa avalia prestadores de serviços de saúde credenciados na Unimed, premiando de acordo com o desempenho de cada instituição.

“Manter a excelência dos nossos serviços, com qualidade e segurança no atendimento, é um dos principais objetivos do Hospital, por isso, este tipo de avaliação é tão relevante para a instituição”, destaca a diretora-geral Vanderli de Barros.

O programa avalia desde a documentação legal obrigatória, passando por indicadores de qualidade e segurança do paciente e a gestão de reclamações. Além de avaliar, o programa incentiva boas práticas de segurança do paciente, visando a garantia da entrega de serviços de qualidade para a população.

Com média acima dos demais hospitais avaliados, o Vida & Saúde foi uma das quatro instituições da região a receber o Selo Ouro.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Mutirão de vacinação contra a gripe vai ser realizado nesta terça-feira

Publicado

em

portal plural mutirão de vacinação contra a gripe vai ser realizado nesta terça feira

15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR) informa que irá realizar, nesta terça-feira (15/04), um mutirão especial de vacinação contra a gripe. A ação acontecerá em horário estendido, das 17h30min às 21h, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, com exceção da UBS Bela União. A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso da população, especialmente de quem não consegue comparecer durante o horário comercial.

Na última semana, a FUMSSAR recebeu uma nova remessa de vacinas contra o vírus influenza, que já foi distribuída entre as unidades. Na UBS Bela União, a vacinação será realizada em horário habitual, das 08h às 12h e das 13h30min às 17h.

Nos demais dias, a campanha de vacinação segue acontecendo conforme o cronograma de cada UBS. A imunização é destinada aos grupos prioritários, conforme listado abaixo.

Grupos prioritários para vacinação contra a gripe:

  • Pessoas acima de 60 anos
  • Crianças de 6 meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
  • Gestantes
  • Puérperas (até 45 dias após o parto)
  • Profissionais de saúde
  • Professores
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
  • Profissionais de transporte coletivo rodoviário
  • Caminhoneiros
  • Profissionais portuários
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • Profissionais das Forças Armadas
  • Profissionais dos Correios
  • Pessoas em situação de rua
  • Indígenas e Quilombolas

Documentação necessária:

Para receber a vacina, é preciso apresentar um documento com foto e a caderneta de vacinação. Profissionais da saúde e professores devem levar comprovante de vínculo com a instituição em que atuam (como crachá ou holerite). Gestantes devem apresentar a carteira de pré-natal, e puérperas, um comprovante de parto realizado há até 45 dias.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

16ª Conferência Municipal de Saúde reúne comunidade para debater melhorias no SUS em Santa Rosa

Publicado

em

portal plural 16ª conferência municipal de saúde reúne comunidade para debater melhorias no sus em santa rosa

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

A Prefeitura de Santa Rosa, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e a FUMSSAR, realizou nos dias 11 e 12 de abril, a 16ª Conferência Municipal de Saúde, no auditório da Unijuí. O evento reuniu 260 delegados, entre usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços de saúde, além de autoridades e da comunidade. Pela primeira vez, foi realizada de forma simultânea a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador(a) de Santa Rosa.

Com o tema “O SUS e você: Protagonistas da sua saúde”, as conferências foram marcadas por debates intensos, construção coletiva e participação efetiva dos segmentos representativos da saúde. Ao todo, foram apreciadas 329 propostas ao longo dos dois dias de programação. Durante a abertura, o presidente das conferências, Dr. Fábio Queruz, médico da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, destacou a importância do engajamento da população, “Este espaço é essencial para reafirmarmos o compromisso coletivo com a saúde pública, onde cada cidadão é protagonista na construção de um SUS mais forte, inclusivo e eficiente”.

A conferência também apresentou um retrato da diversidade e do engajamento dos participantes: a maioria era do gênero feminino (72,6%), com 48,4% representando o segmento de usuários e 46,6% participando pela primeira vez de uma conferência de saúde. As faixas etárias predominantes foram de 30 a 50 anos (37,2%) e de 20 a 30 anos (21,7%).

Além das propostas locais, foram eleitos os delegados que representarão Santa Rosa na 4ª Conferência Estadual da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, nos três segmentos: usuários, trabalhadores e gestores/prestadores.

Entre as propostas que serão encaminhadas ao Estado, destacam-se temas como:

– A promoção de ações intersetoriais para melhorar a saúde do trabalhador;

– A valorização dos profissionais da saúde, com incentivo à fixação no município;

– A criação de políticas de saúde mental no trabalho com enfoque multiprofissional;

– A inclusão da saúde do trabalhador na Rede de Atenção à Saúde do SUS;

– O incentivo à permanência do produtor no campo, com programas de diversificação e apoio à agroindústria familiar;

– A adequação da carga horária de trabalho, respeitando o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×

Entre em contato

×