Covid-19: isenção de impostos para remédios é prorrogada até junho – Portal Plural
Connect with us

Saúde

Covid-19: isenção de impostos para remédios é prorrogada até junho

Publicado

em

Marcello Casal Jr/ Agencia Brasil


 

 

Insumos utilizados durante a pandemia também estão isentos de tarifas

 

 

A Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia (Camex) prorrogou até junho de 2021 a isenção do Imposto de Importação para remédios e insumos utilizados para produtos empregados no combate à covid-19.

O órgão havia zerado a alíquota do tributo para 298 medicamentos e insumos por meio de uma decisão publicada pela Resolução No 17 de 2020. O prazo para a isenção seria o dia 31 de dezembro. A nova vigência vai até 30 de junho do ano que vem.

Em comunicado oficial sobre a decisão, o Ministério da Economia disse que a medida tem o intuito de ampliar a oferta de medicamentos com a redução de custos ocasionada pela retirada dos gastos com o Imposto de Importação.

A resolução prorrogada também estabeleceu que os órgãos responsáveis pelo licenciamento ou fiscalização deem preferência e prioridade à análise e eventual liberação destes medicamentos ou insumos.

 

 

FONTE: Agencia Brasil

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

14ª Conferência Municipal de Saúde será em novembro

Publicado

em



O Conselho Municipal de Saúde (CMS) está organizando um dos eventos mais importantes da saúde no município: a 14ª Conferência Municipal de Saúde de Santa Rosa. Este é um processo democrático de ampla participação da população. O objetivo é convidar a comunidade para contribuir e participar efetivamente. A Conferência vai acontecer nos dias 26 e 27 de novembro.
Na primeira quinzena de novembro vão acontecer as reuniões nas comunidades, chamadas de Pré-Conferências. Para essas reuniões, o CMS mobiliza as famílias para que participem contribuindo com propostas para a manutenção e melhoria do sistema de saúde de Santa Rosa. As reuniões das pré-conferências serão presenciais, seguindo os protocolos de distanciamento e demais recomendações sanitárias, garantindo assim que a participação de todos seja segura.

Nesta quinta-feira (14), às 18h30min aconteceu uma reunião no auditório do Conselho Municipal de Saúde, junto ao antigo Liminha.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Saúde

UBS Planalto conta com equipe de Residência Multiprofissional

Publicado

em



A Unidade Básica de Saúde Planalto é uma, das seis UBS’s de Santa Rosa, contemplada com equipe de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. A equipe de residentes é formada por profissionais de diversas áreas, como Serviço Social, Enfermagem, Educação Física, Nutrição, Farmácia, Psicologia e Odontologia.

Os profissionais têm na residência multiprofissional a oportunidade de adquirir no campo prático, a experiência em saúde pública. O objetivo dos atendimentos realizados pela equipe é proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes com foco na prevenção das doenças e promoção da saúde aos cidadãos.

Os residentes atendem no consultório, em visitas domiciliares e nas atividades em grupo. Por causa da pandemia, várias dessas atividades, principalmente as em grupos, foram interrompidas. Com o avanço na vacinação e a diminuição dos casos da COVID-19, foi possível retomar essas atividades. O grupo funcional foi um dos projetos retomados e tem como objetivo a prática de atividades físicas por meio do circuito funcional aberto para a comunidade. Além disso, está sendo desenvolvido um grupo de autocuidado para pacientes diabéticos, com abordagens desde o início da patologia, cuidados necessários e mudanças no estilo de vida. A cada encontro são explanados temas específicos, com conteúdo teórico e prático para que os participantes do grupo compreendam a importância de cuidar da saúde.

Outro serviço oferecido pela UBS Planalto, com o apoio da equipe de residência é o terceiro turno (período noturno).
O atendimento é realizado todas as segundas-feiras, das 18h30 às 21h30. No terceiro turno são feitos atendimentos por agendamento, para pacientes com doenças crônicas e a coleta do exame citopatológico para mulheres.

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família é um projeto firmado entre a UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e a FUMSSAR – Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa. Atualmente possui 18 profissionais de diversas áreas. Os residentes atuam também em ações interdisciplinares como o Programa de Saúde na Escola.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Saúde

Estado já vacinou mais da metade da população de adolescentes

Publicado

em



A vacinação contra a covid-19 supera, nesta quarta-feira (13), mais da metade dos 862 mil adolescentes do Rio Grande do Sul. Já são 50,9% deles, com e sem comorbidades, com pelo menos uma dose, enquanto 1,5% receberam também a segunda dose e estão com a imunização completa, segundo o Painel de Acompanhamento Vacinal da Secretaria da Saúde.

O Estado vacina desde 23 de julho os jovens de 12 a 17 anos, tendo começado por aqueles com alguma comorbidade, o que aumenta os riscos no caso de contrair covid-19. Em 13 de setembro, passou a ser feita também a imunização dos adolescentes sem comorbidades.

“Desde que começou a vacinação eu esperava a minha vez”, disse a estudante Isadora dos Santos Vianna, 12 anos, vacinada no dia 24 de setembro, revelando que receber a primeira dose foi motivo de emoção. “Achava que, pela minha idade, podia demorar. Agora já estou na expectativa pela segunda dose”.

Já na vacinação em geral, 68,6% da população adulta está totalmente imunizada, com 5,8 milhões de gaúchos e gaúchas com a segunda dose e 301,6 mil tendo recebido a dose única da vacina da Janssen. No total, 8,39 milhões de pessoas, equivalentes a 92,9% da população acima dos 18 anos, receberam pelo menos a primeira dose.

Outras 185,5 mil pessoas já foram vacinadas com a dose de reforço, aplicada desde meados de setembro em idosos, imunossuprimidos, profissionais de saúde e funcionários de hospitais. Adotada em vários países, a terceira dose busca elevar a proteção destes grupos e evitar o avanço da variante delta, mais contagiosa.

Com o avanço da vacinação, o Estado registra um recuo da epidemia nos últimos meses. A média móvel de casos confirmados da última segunda-feira (11), com 464, foi a menor desde 4 de junho do ano passado.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×