Destaque

Veja imagen da terceira e última Superlua do ano

Publicado

em

A partir das 17h30min da tarde de quinta-feira (11) foi possível avistar no céu de todo planeta a terceira e última Superlua do ano, conhecida como Superlua de Esturjão. Além do satélite natural ter aparecido entre 15% e 30% maior e mais brilhante, ele estava em conjunção com Saturno, o que potencializou a claridade observada. O fenômeno se repetirá entre às 18h40min desta sexta-feira (12) e seguirá até o amanhecer.

Astrônomos recomendam que os observadores avistem a Superlua nas primeiras horas que ela aparecer no céu porque nesse período ela pode apresentar variações de tonalidade, indo do amarelo e laranja até o vermelho. Isso ocorre devido à interação do satélite natural com a atmosfera terrestre. No entanto, nessa fase, quando aparece “mais alta no céu”, a sensação é de que estará “menor”.

No sul do Brasil, como no Rio Grande do Sul, o fenômeno pode ser observado sem o uso de quaisquer equipamentos ópticos devido a ausência de nuvens no céu. Em locais com chuva e muitas nuvens pode ser difícil identificar o satélite natural.

Saturno ficou evidente no céu logo abaixo da Lua, ligeiramente à esquerda. Com aparência de uma grande estrela de brilho fixo-amarelo-alaranjado, sua beleza e claridade logo chamaram a atenção de quem conseguiu avistá-lo. Nesse período conhecido como conjunção, o planeta aparece no céu como mais próximo do satélite natural, no entanto, vale ressaltar, que essa proximidade entre eles não ocorre de fato e é apenas aparente.

Compartilhe
Clique para comentar

Trending

Sair da versão mobile