Destaque

União vai vender mais de 100 imóveis no RS

Publicado

em

Nesta sexta-feira (11), o governo federal vai lançar um feirão de imóveis da União distribuídos por 34 municípios do Rio Grande do Sul, entre os quais se destacam prédios inteiros, um hospital, terrenos, apartamentos e até um aeroporto desativado no Interior.

Em Porto Alegre, estão incluídas no pacote estruturas importantes como o antigo Hospital Álvaro Alvim, no bairro Rio Branco, e os edifícios onde já funcionaram a Justiça Federal e o INSS, no Centro Histórico. Em uma nova estratégia para negociar os bens, em vez de estabelecer um valor prévio para venda, o Ministério da Economia vai receber propostas com um laudo de avaliação encomendado pelos próprios interessados. Todo o processo será feito online, por meio de um site específico.

Às 10h de sexta-feira, o feirão virtual será formalmente lançado em uma cerimônia promovida na Capital pela Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia. A listagem com os 113 imóveis ficará disponível neste site – entre os itens oferecidos, em Porto Alegre se destacam o Álvaro Alvim, o antigo prédio do INSS localizado na esquina da Borges de Medeiros com a Jerônimo Coelho e o edifício onde já funcionaram a Justiça Federal (até 1997) e o Ministério Público Federal (até 2018) no Estado, no número 57 da Praça Rui Barbosa.

A Capital concentra a maior parte de imóveis do feirão, com 29 ofertas, mas haverá ainda opções em cidades como Caxias do Sul, Rio Grande, Viamão, Torres, Santa Maria, Santana do Livramento, Uruguaiana, entre outras dezenas. Em Vacaria, ficará à disposição de eventuais interessados um antigo aeroporto, que não recebe mais voos, mas conta com uma área total de 1 milhão de metros quadrados.

Além de parte desses locais ter abrigado repartições federais, outros pontos, como terrenos ou apartamentos, foram entregues à União como pagamento de dívidas previdenciárias, por exemplo. Em sua grande maioria, permanecem fechados e sem uso.

Compartilhe
Clique para comentar

Trending

Sair da versão mobile