Mundo
Sonecas ajudam a melhorar a memória?
As crianças precisam de, no mínimo, oito horas de sono todos os dias. E além de uma boa noite de sono, pesquisas mostram que as sonecas diurnas — e principalmente após a escola —, são capazes de melhorar consideravelmente a memória e aprendizagem. Como?
Um estudo liderado pelo neurocientista do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Sidarta Ribeiro, e publicado na revista Science of Learning, do grupo Nature, reuniu 24 estudantes do 5º ano do ensino fundamental. O objetivo era avaliar os efeitos dos cochilos pós-aula. Durante seis semanas, as crianças assistiram às mesmas aulas de ciências e história. No entanto, no intervalo, elas foram divididas em três grupos.
O primeiro pode tirar uma soneca de 30 minutos a uma hora. O segundo fez uma pausa para o recreio e o terceiro grupo recebeu uma atividade sobre um assunto variado. Nos dias seguintes, eles trocaram de lugar, de modo que todos pudessem dormir, brincar e estudar após a primeira aula da manhã. Ao final, eles responderam a testes para medir a capacidade de memorização e aprendizagem do que foi passado na escola. Os resultados comprovaram que os cochilos aumentaram em 10% a retenção do conteúdo.
O neurocientista explica que a soneca possui vários benefícios. “Ela tem um efeito restaurador no cérebro cansado e consegue prepará-lo para aprender. Mas nosso artigo prova que quando o sono vem após o aprendizado, como a soneca da manhã, aquele primeiro conteúdo é beneficiado”, contou. O que acontece é que durante o sono, o cérebro processa o que foi aprendido. “Você fortalece aquela memória, muda ela para uma região do cérebro onde será melhor estocada”, finalizou Sidarta.