A Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) prevê para esta semana a ocorrência de “volumes significativos” de chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de queda de granizo, alertando para o risco de cortes de energia elétrica, danos em plantações, quedas de árvores e alagamentos. O aviso abrange as regiões metropolitanas de Porto Alegre, Noroeste, Sudoeste, Nordeste e parte do centro do Rio Grande do Sul, com vigência até às 12h de segunda-feira (18).
Apesar da previsão de chuvas, a Sala de Situação não antecipa extravasamentos dos principais rios do Estado, mas alerta para possíveis transtornos em áreas ribeirinhas e alagamentos pontuais em zonas urbanas. Espera-se que as bacias hidrográficas do Estado enfrentem cheias, com exceção das bacias do Litoral Médio, Tramandaí e parte da Lagoa Mirim e Canal de São Gonçalo.
Após uma onda de calor com máximas em torno de 30ºC nos primeiros dias da semana, as temperaturas devem cair com a chegada do outono, que se inicia às 0h06min de quarta-feira (20) e termina às 17h51 do dia 20 de junho. Já na primeira noite da estação, uma frente fria avançará, aumentando o volume de chuva em grande parte do Rio Grande do Sul, conforme previsto pela Climatempo.
Para a quinta-feira (21), a Climatempo indica uma madrugada com aumento da chuva no centro-sul do Estado e na região de Porto Alegre. A expectativa é de que o volume de chuva diminua ao longo da tarde e noite. Além disso, prevê-se que o mar fique mais agitado no RS durante quinta e sexta-feira (22).