Clima/Tempo
Segundo a ONU, fenômeno El Niño deve durar ate abril
De acordo com o boletim da Organização Meteorológica Mundial (OMM) , há 90% de probabilidade de que o El niño, fenômeno cíclico do Pacífico persista até abril de 2024.
Segundo informações, a temperatura da superfície do mar na zona centro-leste do Pacífico equatorial apresentou magnitudes moderadas, explica a organização, enquanto as temperaturas subsuperficiais do Pacífico equatorial oriental foram “muito superiores à média .
Segundo a organização, nos últimos quatro meses têm sido registados aumentos constantes da temperatura da superfície do mar e são esperados novos aumentos (embora mais fracos) destas temperaturas nos próximos meses, dependendo da intensidade e da natureza das alterações atmosférico-oceânicas.
O El Niño altera a formação de chuvas, a circulação dos ventos e a temperatura de formas diferentes, de acordo com as regiões do país. No Rio Grande do Sul, um dos efeitos do fenômeno foi o aumento no volume e frequência da chuva, a exemplo do que aconteceu no Vale do Taquari em setembro. Nos meses de setembro e outubro, a maioria das regiões do Estado registraram chuva acima da média, a região noroeste, por exemplo, registrou 200 mm acima da média normal para o período.
Fonte: GZH