Destaque
SANTA ROSA NÃO DETECTA VARIANTE P1 DO COVID-19
Uma variante do coronavírus vem se espalhando por alguns estados do país. Trata-se da variante conhecida como P1, ou variante de Manaus, por ter sido lá o marco zero da P1.
No Rio Grande do Sul, segundo informações, a variante foi detectada em Porto Alegre, região metropolitana e algumas cidades da serra gaúcha.
Questionada pelo Programa Imprensa Livre, do Portal Plural, se Santa Rosa já havia detectado a presença da referida variante, a Enfermeira da Vigilância Sanitária da FUMSSAR, Kátia Kaffka dos Reis, disse que, “as identificações destas variantes são feitas via LACEN, em Porto Alegre, e a questão da amostragem destes genomas é feito na FIOCRUZ que o laboratório de referência para isso”.
São emitidos quinzenalmente pela FIOCRUZ boletins epidemiológicos, que até o momento não identificou a presença desta nova cepa, P1, em Santa Rosa.
“É preciso ressaltar que este estudo foi feito com uma pequena quantidade de exames, não foram de todas as amostras coletadas. É possível que talvez até tenhamos esta variante no município, mas até o momento nada foi detectado”, finalizou a enfermeira Kátia.