Destaque
RS tem 69 municípios com mais eleitores do que habitantes
Entre os 497 municípios do Rio Grande do Sul, 69 têm mais eleitores aptos a votar no pleito deste ano do que habitantes. Este número representa quase 14% das cidades gaúchas e foi obtido por meio de um levantamento realizado por GZH, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e na estimativa populacional para 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No total, esses municípios somam 155.562 habitantes e 168.477 pessoas aptas a votar – resultando em um excedente de 12.915 eleitores. A diferença entre o número de moradores e votantes é percebida exclusivamente em municípios pequenos, sendo que grande parte deles (97,1%) está na região norte do Estado e tem menos de 4 mil habitantes.
Mas essa discrepância varia bastante conforme a cidade: enquanto Mato Queimado e Santa Tereza têm somente seis e três eleitores a mais, respectivamente, Itati, no Litoral Norte, tem quase mil.
Outras 25 cidades, como Alegria, Putinga, Monte Alegre dos Campos, Faxinalzinho, Saldanha Marinho e Coqueiros do Sul, possuem menos de cem votantes excedentes. Mas Pinhal da Serra e Nicolau Vergueiro têm mais de 500 e Monte Belo do Sul, Bom Progresso, Vespasiano Corrêa, Porto Vera Cruz, União da Serra e Capão Bonito do Sul, mais de 400. Os nove municípios que lideram o ranking têm entre 1 mil e 2,5 mil habitantes.