Geral
RS tem 51,4% das pessoas com 25 anos ou mais com ensino médio concluído pela 1ª vez
O Rio Grande do Sul alcançou a marca de 51,4% das pessoas com 25 anos ou mais de idade que concluíram, no mínimo, o ensino médio, em 2022. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados nesta quarta-feira (7), essa é a primeira vez, na série histórica da pesquisa, que esse percentual ultrapassa 50% da população.
Mesmo assim, o estado ficou abaixo da média brasileira que atingiu 53,2%. Destaca-se também o percentual de pessoas com o ensino superior completo no estado, que subiu de 17,1% em 2019 para 19,6% em 2022.
Esta é a primeira divulgação do módulo de Educação após a pandemia. Devido à redução na taxa de aproveitamento da amostra, causada pela mudança na forma de coleta durante o período de distanciamento social, a divulgação do suplemento foi suspensa em 2020 e 2021, retornando agora com os resultados para 2022.
Outros dados da pesquisa
População de 25 ou mais:
- 53,3% das mulheres tinham concluído o ensino médio.
- 49,5% dos homens concluíram o ensino médio.
- 54,3% das pessoas de cor branca haviam completado, no mínimo, o ciclo básico.
- 39,4% das pessoas de cor preta ou parda concluíram o ciclo básico.