Na segunda-feira (11), o governo do Rio Grande do Sul realizou a formatura de 101 novos servidores no Teatro da Associação Médica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Foram graduados 24 agentes penitenciários administrativos, 45 agentes penitenciários e 32 técnicos superiores penitenciários. Todos foram aprovados no concurso de 2022 e empossados em 16 de julho deste ano, passando pelo Curso de Formação Profissional organizado pela Escola do Serviço Penitenciário.
Durante a cerimônia, o governador em exercício, Gabriel Souza, destacou a importância da atuação dos servidores penitenciários. “O compromisso de cada um de vocês em se preparar para essa função essencial é admirável e é um pilar da nossa sociedade. Trabalhar no sistema penitenciário é um desafio, mas também uma missão nobre. Vocês farão a diferença na vida de muitas pessoas, contribuindo para um sistema que busca não só a segurança, mas também a transformação e reintegração social”, afirmou.
O Curso de Formação Profissional teve mais de 500 horas-aula, seguindo a matriz curricular da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e as diretrizes da política penitenciária do Rio Grande do Sul. As aulas foram ministradas por 110 instrutores, entre servidores da Polícia Penal, da SSPS, do Corpo de Bombeiros Militar e do Instituto-Geral de Perícias.