Internacional
Rei Charles III é diagnosticado com câncer
O Palácio de Buckingham comunicou nesta segunda-feira (5) que o Rei Charles III foi diagnosticado com câncer. Em um comunicado divulgado pelo jornal inglês The Sun, o Palácio informou que uma “questão distintamente preocupante” surgiu após a cirurgia recente na próstata, revelando “uma forma de câncer”. Conforme a nota do Palácio, o monarca, de 75 anos, já iniciou o tratamento. Os médicos aconselharam Charles a adiar algumas atividades públicas, mas ele continuará a cumprir obrigações relacionadas aos deveres do Estado e trabalhos “de escritório”.
“O Rei expressa sua gratidão à equipe médica por sua rápida intervenção, viabilizada pelo recente procedimento hospitalar. Mantém uma atitude positiva em relação ao tratamento e espera retornar ao serviço público o mais breve possível”, afirma a nota.
Durante esse período, outros membros da família real, incluindo o príncipe William, herdeiro do trono, assumirão temporariamente suas responsabilidades. Charles III continuará desempenhando suas funções como chefe de Estado.
A última aparição pública de Charles III ocorreu no domingo (4), quando participou de uma missa em Sandringham, acenando para os súditos.
Sobre o tratamento de próstata, em 26 de janeiro, a rainha Camilla informou que o rei estava “bem” após passar por uma cirurgia na London Clinic. O Palácio de Buckingham também esclareceu que o procedimento tinha o propósito de corrigir um aumento na próstata.
“Sua majestade agradece a todos que enviaram boas energias ao longo da última semana e fica feliz em saber que seu diagnóstico está contribuindo positivamente para a conscientização sobre a saúde pública”, declarou o Palácio de Buckingham na nota de 26 de janeiro.
Fonte: G1