Destaque
Receita Federal Divulga a Campanha “Eu Sou Brasileiro Solidário”
Com o objetivo de conscientizar os contribuintes sobre a importância de destinar parte do Imposto de Renda, representantes da Delegacia da Receita Federal de Santo Ângelo estiveram reunidos com membros do Fundo Municipal do Idoso do Município de Santa Rosa. Na oportunidade, foram tratados assuntos referentes a Campanha de Cidadania Fiscal da Receita Federal e repassadas orientações sobre o cadastramento do Fundo do Idoso e sobre a campanha de destinação de Imposto de Renda.
A campanha “Eu Sou Brasileiro Solidário”, busca divulgar ao cidadão a possibilidade de destinar parte de seu Imposto de Renda devido para ajudar crianças, adolescentes, idosos, projetos culturais, projetos desportivos, pessoas e entidades portadoras de deficiência e também as pessoas e entidades de apoio à atenção oncológica.
Para ajudar, não é preciso fazer nenhuma doação ou pagamento adicional ao imposto de renda e sim apenas destinar parte do imposto devido. Ou seja, em vez de 100% do imposto devido ir para os cofres do Tesouro Nacional, a parcela destinada fica no município e será aplicada em ações sociais.
A destinação pode ser de até 6% se realizada durante o ano-calendário, e basta o contribuinte ir até o Fundo responsável fazer a destinação. Caso não tenho feito a destinação no ano-calendário ou tenha sido feita em percentual menor do que 6%, é possível destinar na própria Declaração, sendo até 3% para o Fundo da Criança e do Adolescente e até 3% para o Fundo do Idoso.
Passo a passo para doar no programa de declaração do Imposto de Renda:
1. No Programa de Declaração do Imposto de Renda, procure pela Ficha de Declaração chamada Doação Diretamente na Declaração-ECA;
2. Ao incluir nova doação, o próprio programa calcula o valor disponível para destinação resultando em redução do imposto a pagar ou aumento do valor a restituir;
3. Por fim, basta escolher a entidade que vai receber a doação. Se for o caso, deve-se imprimir o DARF (localizado na ficha Darf – Doações Diretamente na Declaração) e realizar o pagamento;
Em Santa Rosa, segundo dados da Receita Federal, o valor potencial de destinações no exercício de 2020 seria superior a três milhões de reais. Por isso, se você faz a declaração pelo modelo completo e tem imposto devido, destine parte desse imposto para os fundos municipais! Em uma ação simples e solidária você poderá ajudar muitas pessoas!