Geral
Radar meteorológico será instalado provisoriamente em Porto Alegre
As tratativas para a contratação do serviço de monitoramento por radar meteorológico começaram no início de 2023. A licitação anunciou a empresa vencedora em dezembro do mesmo ano, iniciando os estudos de viabilidade dos possíveis locais de instalação.
O investimento no serviço foi de mais de 25 milhões de reais, com um prazo de atendimento ao Estado de 60 meses, cobrindo uma área de 150 km de raio a partir do local de instalação.
Produzido na República Tcheca, o equipamento chegou ao Rio Grande do Sul em junho e aguardava os ajustes necessários na torre onde seria instalado.
A instalação do radar meteorológico trará benefícios significativos em termos de qualidade dos alertas para a população, oferecendo informações mais claras, precisas e direcionadas. Os alertas poderão ser produzidos com uma antecedência de três a seis horas em relação a fenômenos meteorológicos extremos.
Além da preparação para eventos adversos e emergências, o radar será útil para a coleta de dados de interesse em áreas como agricultura, infraestrutura, aviação e segurança, entre outras.
Fonte: Jornal o Sul