Atualmente, quase dois milhões (1.897.048) de veículos circulam com defeitos nos airbags. Esses dispositivos foram fabricados pela empresa japonesa Takata e utilizados por 17 montadoras entre 2001 e 2018. Eles apresentam uma falha que pode causar a explosão dos airbags, projetando fragmentos de metal.
Acidentes Fatais
Foi o que aconteceu com a assistente social Marcela Gonçalves Feitosa de Melo, em Brasília. No dia primeiro de outubro, o airbag do carro dela acionou ao bater na traseira de um veículo que parou em uma faixa de pedestres. Esta semana, a polícia civil confirmou que um fragmento de cerca de dois centímetros de diâmetro se soltou do airbag, atravessou o pescoço dela e causou uma hemorragia fatal.
Em abril, a falha também causou a morte de motoristas em Vila Velha, no Espírito Santo, e em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Recall é Obrigatório
O aviso de recall está em destaque no aplicativo CNH digital. Também é possível verificar no site do Senatran, utilizando o número do chassi ou da placa do carro. O reparo é gratuito.
Fonte: G1