Destaque

Programa Decola incentiva a reinserção de detentos na sociedade

Publicado

em

Incentivar o empreendedorismo e a inovação é o objetivo do Programa Decola, promovido pela Acisap, com apoio da Unijuí. A iniciativa surgiu em 2018, sendo destinada, inicialmente, a estudantes do 2º ano do Ensino Médio do município. Neste ano, contudo, o projeto foi ampliado: passou a ser desenvolvido, também, com alunos do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos do Presídio de Santa Rosa (Neeja Prisional).
Na última sexta-feira, dia 2 de setembro, aconteceu o encerramento das aulas do Decola no sistema prisional. A ideia de levar o projeto para o local nasceu de um convite da direção do Neeja Prisional. Assim como em escolas de ensino regular, dentro do sistema prisional o programa foi dividido em oito módulos, que abordaram temáticas como sonhos e objetivos, criatividade e inovação, oportunidades e planejamento.
Os voluntários da Acisap desenvolvem com os participantes conceitos, metodologias, ferramentas e modelos atualizados, para o ensino e aprendizagem da inovação e do empreendedorismo. “É uma oportunidade diferenciada tanto para nós quanto para eles, porque nós aprendemos com eles também. Em cada escola que passamos com o Decola nós aprendemos”, afirmou o voluntário do programa, Rodrigo Dogonski.
Em abril, ocorreu o encerramento da quarta edição do Decola com as escolas de ensino regular de Santa Rosa. Já na próxima semana, será realizado o encerramento com os voluntários e a entrega dos certificados de participação aos mesmos. Após a conclusão das atividades, inicia o planejamento para o próximo ano e, segundo Patrícia, a ideia é dar continuidade ao programa também dentro do sistema prisional.
Segundo a professora Taciana Enderle, coordenadora do campus Santa Rosa da Unijuí, o Decola, desde sua implementação, vem recebendo excelentes relatos sobre a aplicação das metodologias. “Isso nos motivo ainda mais, enquanto Universidade, a querer desenvolver novas lideranças e empreendedores, gerando oportunidades de contribuir para uma sociedade melhor por meio da educação e do conhecimento”, salientou Taciana.
Compartilhe
Clique para comentar

Trending

Sair da versão mobile