Geral

Prazo para optar pelo parcelamento do IPVA 2024 encerra em 31 de janeiro

Publicado

em

Até 31 de janeiro, os proprietários de veículos que desejam parcelar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 têm a oportunidade de optar por essa modalidade, efetuando o pagamento da primeira parcela. O parcelamento em seis vezes oferece descontos progressivos nas três primeiras parcelas.

A primeira parcela, com vencimento até 31 de janeiro, proporciona um desconto de 6%. As duas seguintes, com vencimentos em fevereiro até o dia 29 (com redução de 3%) e em março até o dia 28 (com desconto de 1%), têm seus valores atualizados pela variação da Unidade de Padrão Fiscal (UPF).

É imprescindível efetuar o pagamento em seis parcelas nos prazos estabelecidos para optar pelo parcelamento, sendo que essa opção não estará mais disponível a partir de fevereiro.

Desconto do Bom Motorista

Os descontos destinados a bons motoristas permanecem conforme os anos anteriores, variando em três faixas de acordo com o período sem infrações de trânsito. A redução é de 15% para condutores sem registros de infrações no período de 1º de novembro de 2020 a 31 de outubro de 2023 (três anos), 10% para aqueles sem multas após 1º de novembro de 2021 (dois anos) e 5% para quem não teve multa depois de 1º de novembro de 2022 (um ano).

Desconto do Bom Cidadão (NFG)

O desconto concedido pelo Bom Cidadão também está distribuído em três faixas, vinculado à participação do contribuinte no Programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e à inclusão do CPF nas compras. Os descontos variam de 5% para 150 notas ou mais, 3% para 100 a 149 notas, até 1% para 51 a 99 documentos fiscais registrados. No total, 31% da frota tributável tem direito a esse benefício.

Formas de Pagamento

Para efetuar o pagamento, o proprietário deve apresentar o código Renavam e a placa do veículo nos bancos da rede credenciada ou para a geração do QR Code. Além do IPVA, é possível quitar a taxa de licenciamento e multas de trânsito simultaneamente.

Locais de Pagamento

Os pagamentos podem ser realizados em instituições como Banrisul, Bradesco (apenas para correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente para correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal. A opção por Pix também está disponível em mais de 760 instituições.

Os contribuintes devem observar os horários de funcionamento das instituições financeiras escolhidas, em seus diversos canais de atendimento, para cumprir os prazos estipulados.

Fonte: Grupo Sepé

Compartilhe

Trending

Sair da versão mobile