NACIONAL
População idosa no Rio Grande do Sul aumenta em 50% em 12 anos; mulheres representam a maioria, aponta Censo 2022.

Dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
O Censo Demográfico 2022 indica que as mulheres seguem como maioria no Rio Grande do Sul. Além disso, um em cada cinco moradores é idoso, o que faz do RS o Estado com o grupo mais representativo no país. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (27).
O levantamento traz detalhes sobre sexo e idade da população brasileira e é uma acréscimo à contagem que começou a ser divulgada em junho, quando foi indicado que o Estado tinha 10.880.506 moradores.
Segundo o estudo, o RS tinha 5.627.214 mulheres em 2022, o equivalente a 51,71% da população gaúcha. Já os homens eram 5.255.751 ou 48,28% do moradores do Estado.
O grupo feminino aumentou em 137.387 pessoas na comparação com o censo anterior, de 2010: naquele ano, elas representavam 5.489.827 (51,33%); já os homens eram 5.205.705 (48,67%). A análise dos dados dos 497 municípios gaúchos indica a prevalência feminina em 268 deles, enquanto 229 têm homens com a maior parte dos moradores.
Se considerado o cálculo percentual sobre a população, Porto Alegre é onde havia mais mulheres no RS em 2022: 53,99%, mesmo posto já ocupado no censo de 2010.
Charqueadas, na Região Carbonífera, tinha 53,62% da população composta por homens em 2022, o que a coloca em primeiro lugar no quesito. A liderança do município na lista também ocorreu em 2010.
A orientação da coleta era a captação da opção correspondente ao sexo biológico do(a) morador(a), ou seja, do sexo atribuído ao nascer.
Aumento expressivo de idosos
O levantamento corrobora a tendência de envelhecimento da população gaúcha já identificada em outros estudos. O Estado tinha 2.193.416 pessoas com mais de 60 anos em 2022, o equivalente a 20,15% da população. O crescimento também é verificado na comparação com o censo de 2010; naquele ano, o RS tinha 1.459.597 idosos (13,65% do total). Ou seja, o grupo aumentou em 733.819 pessoas no Estado, salto de 50,27% entre os dois censos.
A pesquisa indica que a parcela jovem encolheu: em 2022 havia 321.929 pessoas a menos com idades entre 15 e 24 anos na população gaúcha na comparação com o estudo anterior, uma queda de 18,43% (de 1.746.643 para 1.424.714).
Dados gerais
As mulheres são também maioria no levantamento nacional: em 2022, representavam 104.548.325, ou 51,48%, e os homens 98.532.431 (48,52%), dos 203.080.756 de moradores contados no país. Roraima, Mato Grosso, Tocantins e Acre são os únicos Estados com maioria masculina. O Rio de Janeiro é o que tem mais mulheres proporcionalmente: 52,8%.
A parcela de idosos no Brasil aumentou 55,96% entre 2010 e 2022: de 20.590.597 para 32.113.490. Já os jovens — entre 15 e 24 anos — tiveram queda de 12,83%: passaram de 34.236.064 para 30.936.186 entre os dois levantamentos.
Fonte: GZH
NACIONAL
“Não adianta Trump ficar gritando de lá, porque aprendi a não ter medo de cara feia”, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta terça-feira (11) as decisões do presidente americano Donald Trump de provocar uma guerra comercial no mundo e disse que o País precisa ser respeitado.
As falas foram proferidas em Minas Gerais, durante a inauguração do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Híbrida Flex e anúncio de contratações da Stellantis.
“A economia vai continuar crescendo, vamos continuar gerando emprego, a inflação vai baixar, fizemos a maior política tributária que esse País viu na história e todo mundo vai ganhar. Não adianta o Trump ficar gritando de lá, porque eu aprendi a não ter medo de cara feia. Fale manso comigo, fale com respeito comigo, que eu aprendi a respeitar as pessoas e quero ser respeitado. É assim que vamos governar esse País”, afirmou o presidente.
As tarifas de 25% sobre o preço do aço e alumínio entram em vigor nesta quarta-feira, 12, e devem afetar empresas brasileiras que exportam para os Estados Unidos.
Além disso, Lula afirmou que o Brasil não quer ser maior que ninguém, mas não aceita ser menor. “Queremos ser iguais.”
Fonte: O Sul.
[mailpoet_form id="1"]NACIONAL
Redes sociais só continuarão a operar no Brasil se seguirem legislação, diz Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira (8) que as redes sociais só poderão continuar atuando no Brasil caso respeitem as leis vigentes no país, independentemente de “bravatas de dirigentes irresponsáveis”. As informações são do portal g1.
Nesta semana, a Meta, dona do Instagram, Facebook e WhatsApp, anunciou o encerramento do programa de verificação de fatos, começando pelos Estados Unidos. A empresa passará a adotar as “notas de comunidade”, ferramenta em que os próprios usuários fazem correções, similar ao recurso implementado pelo X, de Elon Musk.
— Aqui no Brasil, a Justiça Eleitoral e o STF já demonstraram que é uma terra que tem lei. As redes sociais não são terra sem lei. No Brasil, (as redes sociais) só continuarão a operar se respeitarem a legislação brasileira. Independentemente de bravatas de dirigentes irresponsáveis das big techs — declarou.
Durante o mesmo discurso, Moraes falou sobre o papel das redes sociais nos ataques antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, quando extremistas invadiram e depredaram as sedes dos três poderes, em Brasília. A fala ocorreu durante cerimônia em alusão aos dois anos dos atentados, na sede do Supremo.
O ministro destacou que as plataformas digitais contribuíram para a disseminação de discursos de ódio e movimentações golpistas que culminaram nos ataques.
— Pelo mundo não podemos falar mas, no Brasil, eu tenho absoluta certeza e convicção que o Supremo não vai permitir que as big techs, as redes sociais continuem sendo instrumentalizadas dolosa ou culposamente ou, ainda, somente visando o lucro, para discursos de ódio, nazismo, fascismos, racismo, misoginia, homofobia e discursos antidemocráticos — enfatizou o magistrado.
Em agosto de 2024, Moraes determinou a suspensão do acesso à rede social X no Brasil após a plataforma de Elon Musk descumprir diversas determinações judiciais brasileiras. Em outubro, a rede social cumpriu as normas e voltou a operar no país.
Mudanças
O anúncio das alterações foi feito na terça-feira (7) pelo presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg. Ele alegou que os verificadores de fatos “tem sido muito tendenciosos politicamente e destruíram mais confiança do que criaram”.
Zuckerberg reconheceu que, com o fim da verificação por terceiros, “menos coisas ruins serão percebidas” pela plataforma.
— Mas também vai cair a quantidade de posts e contas de pessoas inocentes que, acidentalmente, derrubamos — afirmou.
Em um vídeo no Instagram, o executivo afirmou que a empresa trabalhará com Donald Trump, que assumirá a presidência dos Estados Unidos no próximo dia 20.
Principais mudanças anunciadas pela Meta:
- Fim das parcerias com verificadores de fatos (“fact-checking”) e da equipe interna dedicada à moderação de postagens;
- Alteração nos filtros de verificação, que passarão a focar em violações legais e de alta gravidade;
- Dependência de denúncias de usuários para casos de menor gravidade, antes de qualquer ação da empresa;
- Possibilidade de usuários adicionarem correções aos posts como complemento ao conteúdo, de forma similar às “notas de comunidade” do X;
- Retorno das recomendações de mais conteúdos políticos no Instagram e no Facebook;
- Transferência da equipe de “confiança, segurança e moderação de conteúdo” da Califórnia para o Texas, nos Estados Unidos.
Fonte: GZH.
[mailpoet_form id="1"]Geral
Incêndios no Brasil aumentam 76% em comparação com 2023

Clima/Tempo6 anos atrásFrio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
Uncategorized6 anos atrásIsadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
Destaque6 anos atrás94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
Uncategorized6 anos atrásGrave acidente na RS 344 em Santa Rosa
Destaque6 anos atrásAtenção para não ser multado na Argentina
Destaque6 anos atrásPaciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
Uncategorized6 anos atrásCorpo de homem é encontrado sem vida
- Curiosidades6 anos atrás
Por que pessoas de cabelos ruivos e olhos azuis são raras?

















































