Destaque

Pescadores artesanais participam de capacitação em Porto Xavier

Publicado

em

Em torno de 45 pessoas participaram da oficina promovida pela Emater/RS-Ascar, em Porto Xavier, que envolveu famílias de pescadores participantes do projeto piloto firmado em parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais. Reuniram-se, na comunidade de Linha Mineral, pescadores do município anfitrião, bem como de Porto Vera Cruz, Alecrim e Garruchos. Os principais temas abordados no encontro realizado na quinta-feira (09/12) foram acesso a direitos, boas práticas de processamento do pescado e bem-estar social.

 

 

Já na abertura do evento, a extensionista do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar Vanessa Gnoatto apresentou os resultados do trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) realizado junto a 40 famílias de pescadores artesanais dos quatro municípios. O objetivo central é de ampliar sua qualidade de vida e aumentar a capacidade produtiva por meio de financiamentos e de serviços de Aters. A disponibilização de recursos permitiu que esses pescadores facilitassem o trabalho e melhorassem a qualidade do produto final, com a aquisição de materiais como apetrechos de pesca, freezers e embarcações.

 

Desde 2018 estes pescadores receberam assessoramento com a execução de um projeto de estruturação produtiva para cada família, elaborado a partir de um diagnóstico prévio. Desde então são realizadas visitas de acompanhamento e de orientação técnica, bem como cursos e capacitações técnico-sociais.

Compartilhe
Clique para comentar

Trending

Sair da versão mobile