Geral

Os planos da Arábia Saudita para tornar-se uma potência em IA

Publicado

em

Foto: Reprodução

A Arábia Saudita tem uma meta ambiciosa: se tornar a principal investidora em inteligência artificial e se estabelecer como um centro global de referência na tecnologia até 2030. Para alcançar esse objetivo, o país já criou um fundo de mais de US$ 40 bilhões e está desenvolvendo várias iniciativas para aumentar sua influência nesse campo.

Algumas dessas iniciativas estão sendo destacadas no Global AI Summit (GAIN), um evento realizado na capital, Riad, que reúne mais de 300 líderes internacionais da tecnologia. O GAIN é promovido pela Autoridade de Dados e IA da Arábia Saudita (SDAIA).

Na abertura do evento, na terça-feira, 10, a SDAIA lançou um novo programa em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O objetivo da iniciativa é avançar na pesquisa e nas práticas éticas relacionadas à inteligência artificial.

O programa visa promover o compartilhamento de conhecimento e as melhores práticas para integrar padrões éticos no desenvolvimento da IA. Além disso, busca fornecer recursos para avaliar a maturidade ética dos sistemas de IA, facilitar a colaboração na pesquisa e nas aplicações éticas, e promover o uso responsável da IA em todo o mundo.

A iniciativa é direcionada a formuladores de políticas, funcionários governamentais, pesquisadores, acadêmicos, desenvolvedores e engenheiros de IA, líderes corporativos, gerentes de negócios, tomadores de decisão e instituições de pesquisa e ensino. Os anúncios foram feitos pelo Dr. Abdullah bin Sharaf Alghamdi, presidente da SDAIA.

Fonte: Forbes Brasil

Compartilhe

Trending

Sair da versão mobile