Mundo

Os planos A e B de Renato para enfrentar os desfalques na defesa do Grêmio

Publicado

em

Após um período de folga durante o início da data Fifa, o Grêmio retomou apenas na quinta-feira (15) os treinamentos e ainda não há um indicativo dos planos de Renato Portaluppi para formar o time titular diante do América-MG, na semana que vem. O próprio treinador, que retornará aos trabalhos no CT Luiz Carvalho nesta sexta, ainda não comandou atividades táticas. Entretanto, o fato de ter dois zagueiros suspensos poderá fazer o treinador abrir mão do atual esquema tático e retomar a linha de quatro defensiva.

Bruno Uvini e Kannemann não estão à disposição para enfrentar o América-MG pois estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Sendo assim, Renato conta apenas com três alternativas: Bruno Alves, Gustavo Martins e Natã. Na hipótese de manutenção do 3-4-3, eles naturalmente fariam o trio, com Viery, de 18 anos, que recentemente teve contrato renovado, sendo uma opção no banco de reservas.

Já são cinco jogos seguidos no 3-4-3. A ideia começou a ser implementada diante do ABC, também foi testada contra o Palmeiras, porém foi apenas consolidada a partir do Gre-Nal. Porém, Renato poderá recorrer ao seu Plano A e retomar o esquema 4-2-3-1, com dois zagueiros e dois laterais compondo a linha defensiva. Este posicionamento não é utilizado desde o empate com o Cruzeiro, no jogo de ida da Copa do Brasil, em 17 de maio.

O retorno de Reinaldo, que cumpriu suspensão na última rodada, supriria a saída de um dos zagueiros, enquanto Cuiabano poderia voltar a atuar como ponta esquerda. Outro aspecto que deve ser considerado é a condição física de Carballo, que disputará o amistoso entre Uruguai e Cuba, em Montevidéu, dois dias antes de Grêmio x América-MG.

Compartilhe

Trending

Sair da versão mobile