Geral

Operação Lesa Pátria que investiga atos do 8 de janeiro é prorrogada até 2025

Publicado

em

Foto:Reuters/Antonio Cascio
A operação permanente da Polícia Federal (PF) que investiga os atos antidemocráticos do 8 de janeiro do ano passado continuará até janeiro de 2025. Inicialmente prevista para encerrar em janeiro deste ano e posteriormente adiada para o mês passado, a data final foi novamente prorrogada por uma portaria da PF devido a demandas ainda pendentes.

Após 28 fases da operação, ainda restam análises de pelo menos 90 celulares apreendidos durante as buscas. Os dispositivos estão sendo periciados no Instituto Nacional de Criminalística (INC) da PF e na sede da instituição. Segundo os investigadores, todos os executores dos atos já foram identificados e seus casos relatados ao Supremo Tribunal Federal (STF). Agora, falta concluir a lista de incitadores e possíveis financiadores das ações antidemocráticas.

A fase mais recente da operação ocorreu há duas semanas, com 15 mandados de busca e apreensão cumpridos, sendo 11 contra empresários de Santa Catarina suspeitos de financiar o ato. A expectativa é que mais duas fases da operação Lesa Pátria sejam realizadas ainda este ano, totalizando 30 ações até o início do próximo ano, quando termina o prazo determinado pela nova portaria.

Desde o início das investigações, em janeiro do ano passado, até janeiro deste ano, a PF cumpriu 97 mandados de prisão preventiva, 313 de busca e apreensão, e apreendeu R$ 11,6 milhões em bens e valores dos executores, incitadores e financiadores do fato  às sedes dos Três Poderes.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe

Trending

Sair da versão mobile