Geral

O que acontece com O “X” após fim das operações no Brasil

Publicado

em

Foto: REUTERS/Carlos Barria

O X, anteriormente conhecido como Twitter, encerrou suas operações no Brasil neste sábado (17). Elon Musk, proprietário da plataforma, justificou a decisão alegando que o país impõe censura à rede social, com foco no ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Essa medida ocorre após investigações sobre o papel de Musk em campanhas de desinformação contra as instituições brasileiras.

Musk anunciou a decisão em postagens no X, publicadas em inglês e português, onde declarou que a rede social não acataria as ordens do STF para desativar contas. O Supremo havia determinado a suspensão de perfis que propagavam discursos de ódio e desinformação, medida que Musk interpretou como censura. “Se tivéssemos cedido a @alexandre, não poderíamos justificar nossas ações sem nos envergonhar”, escreveu Musk na plataforma.

A conta oficial do X responsável por comunicados legais explicou que, apesar de múltiplos recursos ao STF, que não foram atendidos, e da falta de informações ao público brasileiro sobre essas ordens, Moraes optou por ameaçar a equipe da empresa no Brasil. Segundo a empresa, a decisão do ministro desrespeitou a lei e o devido processo legal.

Vou perder minha conta no X?

Não. Mesmo com o fechamento dos escritórios no Brasil, os usuários continuarão acessando a plataforma normalmente, tanto pelo aplicativo quanto pelo navegador web, conforme garantiu a empresa.

O que muda para os brasileiros no X?

A ausência de uma representação no Brasil pode impactar áreas como a moderação de conteúdo, a comunicação com a imprensa e o governo, além do atendimento ao usuário.

Por que o X saiu do Brasil?

Musk decidiu encerrar as operações da empresa no país após se tornar alvo no inquérito das milícias digitais, no qual ele e o X são acusados de promover discurso de ódio e desinformação na rede social. Em abril deste ano, Moraes determinou a suspensão de contas que espalhavam esse tipo de conteúdo, mas Musk não cumpriu a decisão, considerando-a como censura. Desde então, Musk tem criticado Moraes publicamente, chegando a defender a saída do ministro do STF.

Fonte: CNN

Compartilhe

Trending

Sair da versão mobile