Destaque

“O pequeno comércio não deveria pagar esse preço”, diz Rodrigo Bürkle

Publicado

em

Os vereadores de Santa Rosa, Marcos Migue Knorst, Renato Scheafer, Aldair Melchior, Sônia Conti, Rodrigo Bürkle, Osório Antunes dos Santos e Claudio Schmidt foram os grandes protagonistas do Programa Plural Entrevistas do Portal Plural, no sábado (28/03), apresentado por Silvio Brasil e Leonardo Vicini com a Direção de imagens e cortes de Gelson Waier.

O vereador Rodrigo Bürkle do PP também falou sobre o assunto “Eu penso que as medidas foram tomadas desde o começo dessa pandemia! O governo Municipal agiu rápido, a Câmara de Vereadores também, nós autorizamos a contratação de seis médicos de maneira emergencial para colaborar com a população. A juíza do trabalho autorizou a abertura do Hospital Abosco. Todo mundo acompanha as redes sociais e a gente acaba tentando tirar informações da parte técnica e cientifica que isso é muito importante. Eu acho que aglomerações deveriam ser impedidas, mas o pequeno comércio não deveria pagar esse preço hoje e quem vai defende-los daqui a três ou quatro meses? Eu não sei! O único que tem capacidade de fazer isso é o governo federal que já tomou algumas atitudes, mas o governo municipal não teria recursos para sanar todos esses problemas, pois, quem trabalha como prestadoras de serviços como o pequeno comércio estão dos parados! Então! Isso é bem problemático”.

“A economia é importante sim! A vida das pessoas é importante sim! Mas nós deveriam fazer um isolamento vertical! Os grupos de riscos sim! Ficarem isolados, shows e outras aglomerações sim! Mas, o pequeno comércio, aquela pessoa que tem uma pequena loja de vestuário, calçados e outras tomando todas as precauções possíveis, eu acho que teria condições de abrir o comércio dele e tentar tocar em frente, eu sei que é difícil, os serviços essenciais estão todos funcionando, estamos colocando em riscos algumas pessoas para deixar outras a salvo. Então! Só estou fazendo uma analogia dessas duas situações porque caminhoneiro não pode parar! Posto de Combustível, farmácias, Supermercados e as indústrias de alimentos não estão paradas e o pequeno comércio, de repente aquele que mais precisa, onde não tem aglomerações de pessoas estão isolados! Eu acho que isolando todo grupo de riscos e com escalonamento tentar fazer uma reabertura, não sei se na semana que vem, uma vez que o governador poderá rever sim na segunda-feira sua posição, os municípios já estão tomando outras direções. O governo do estado não mandou fechar os comércios deixou esse peso a cargo dos prefeitos, não mandou! Está lá no decreto, então, os prefeitos estão sendo pressionados, onde tem comércio que não pode dar errado nenhum dia para poder pagar as contas no final do mês. O governo federal sinalizou um recurso de R$ 600 reais para as pessoas que não trabalham com carteira assinada, mais R$ 1,200 para uma mãe solteira, mas é durante três meses! Será que isso vai chegar? Depois dos três meses o que vai acontecer? Adiantaram para não pagar a Luz, água, não vai ser cortado, então, daqui a noventa dias de repente nós vamos beirar o caos, mas o caos econômico onde as pessoas não vão ter empregos isso poderá gerar muito mais mortes do que o próprio Coronavirus! Quem tem filhos pequenos e tem idoso na família, estamos tomando todas as precauções, eu por exemplo, faz uma semana que não vejo minha mãe! Minha vó tem 85 anos, está se isolando pra tentar combate, mas, eu acho que quem tem comércio não pode pagar o preço”.

O Vereador Renato tem comércio, a minha mulher tem uma prestadora de serviços (Salão de beleza), faz duas semanas que praticamente não trabalhou! “Na última semana não fez nada! Então isso é preocupante sim! As vidas são preocupantes sim! O governo municipal tomou todas as precauções, mas eu acho que está na hora de devagar, de maneira bem organizada o pequeno comércio voltar a funcionar! O pequeno salão de beleza, comercio varejista em si porque ele não tem quarenta, cinquenta pessoas dentro do espaço e tomar as precauções. O Vicini nunca passou por isso! Nenhum de nós passou por isso! É preocupante sim! Mas eu acho que o comércio não deve pagar esse preço e manhã ou depois as pessoas ficam desempregadas e vamos ter muito mais problemas do que o próprio Coronavirus”.

Compartilhe
Clique para comentar

Trending

Sair da versão mobile