Clima/Tempo
Novo ciclone extratropical vai impulsionar onda de frio no Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para todo o estado do Rio Grande do Sul devido à formação de um ciclone extratropical em alto mar, que deve provocar uma onda de frio intensa na região. As temperaturas estão previstas para cair significativamente, ficando bem abaixo da média para esta época do ano.
Segundo o Inmet, essa onda de frio deverá durar até a próxima quinta-feira (15). O alerta laranja indica que as temperaturas podem cair até 5ºC abaixo da média, o que representa um risco à saúde, especialmente para grupos vulneráveis como crianças, idosos e pessoas em situação de rua.
Além da queda nas temperaturas, o ciclone extratropical também trará fortes rajadas de vento, especialmente nas áreas do litoral e na Região Metropolitana de Porto Alegre. As condições climáticas adversas devem ser mais intensas até o final da manhã de segunda-feira (12).
As temperaturas no Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também poderão ficar até 5°C abaixo da média para o mês.
Uma nova massa de ar frio manterá as temperaturas baixas em toda a região Sul, com possibilidade de geada na Campanha, na serra e nos vales do Rio Grande do Sul, no centro e norte de Santa Catarina e no sul do Paraná. O mar deve ficar bastante agitado devido ao deslocamento do ciclone extratropical em alto mar. Apesar das baixas temperaturas, não há previsão de chuva para esta segunda-feira (12), mas as tardes continuarão frias.
Região Sudeste
O início da semana será marcado pela passagem de uma nova frente fria associada ao ciclone extratropical em alto mar, trazendo mais ventos para a costa do Sudeste e reforçando o ar frio. Madrugadas e manhãs serão geladas em São Paulo, no Rio de Janeiro e nas cidades do sul de Minas Gerais. O mar estará agitado entre São Paulo e Rio de Janeiro, e o dia poderá começar com muitas nuvens na Região dos Lagos. Há previsão de chuva rápida no norte do Espírito Santo, enquanto Vitória terá tempo firme e temperaturas amenas.
No sul de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, as manhãs poderão começar mais frias devido à chegada de uma nova massa de ar frio. O dia será ensolarado, com poucas nuvens no céu em todo o Centro-Oeste, mas as temperaturas permanecerão amenas durante a tarde, sem previsão de chuva.
Tempo firme
No Nordeste, não há mudanças significativas no tempo. O vento úmido que sopra do mar em direção à costa poderá aumentar a quantidade de nuvens de chuva no sul da Bahia, no litoral de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, mas as pancadas serão rápidas, intercaladas com períodos de sol. Tempo firme e calor continuam predominando em Teresina e Fortaleza.
Na Região Norte, a circulação de ventos aumentará as chances de chuva, iniciando a semana com clima abafado em Amazonas, Roraima e Pará. Pancadas de chuva poderão ocorrer ao longo da manhã em Manaus, Boa Vista e na região de Santarém (PA). Haverá chuvas mais passageiras à tarde no leste e norte do Amapá e no litoral do Pará. O dia poderá começar com temperaturas mais amenas no sul de Rondônia e no Acre, mas o calor retorna durante o dia, sem previsão de chuva.
Fonte: Jornal o Sul