Esportes
No retorno ao Rio Grande do Sul, Grêmio vence o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro
Neste domingo (30), o Grêmio venceu o Fluminense por 1 a 0 no estádio Centenário em Caxias do Sul, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar da vitória, o time gaúcho permanece na zona de rebaixamento, ocupando a 18ª posição com 10 pontos. O próximo desafio do Tricolor será na quinta-feira (4) contra o Palmeiras, novamente em Caxias do Sul.
Primeiro Tempo
Em sua primeira partida no Rio Grande do Sul após as enchentes de maio, o Grêmio iniciou o jogo pressionando em busca do gol. Reinaldo, Gustavo Gomes e Edenilson criaram as melhores chances, mas Fábio e a defesa do Fluminense conseguiram bloquear todas as finalizações. O time gaúcho dominou as ações durante todo o primeiro tempo.
Logo no início, João Pedro cobrou lateral para Pepê, que acabou perdendo a bola pela linha de fundo. Em seguida, Dodi fez uma bela jogada, avançou e cruzou para a área, mas Gustavo Nunes não alcançou a bola. Reinaldo ainda teve uma chance, mas chutou nas mãos de Fábio. O Grêmio continuou no ataque, com Gustavinho e Edenilson criando mais oportunidades, mas a defesa do Fluminense resistiu bem. Marchesín foi pouco acionado, precisando fazer apenas uma defesa importante após cobrança de falta do Fluminense.
Pavón teve várias chances contra Fábio, mas não conseguiu marcar. Aos 25 minutos, chutou forte para fora, e em seguida, tentou novamente, mas a bola foi para a linha de fundo. Em outra tentativa, Pavón cruzou na área, mas Edenilson não conseguiu alcançar. Dodi também levou perigo aos 31 minutos, mas a bola passou rente à trave. O primeiro tempo terminou sem gols, apesar da pressão constante do Grêmio.
Segundo Tempo
O Grêmio voltou para o segundo tempo sem alterações. A pressão continuou e, aos 15 minutos, Cristaldo encontrou João Pedro, que tocou para trás e Gustavo Nunes finalizou de primeira, abrindo o placar para o Tricolor. Renato fez a primeira substituição aos 23 minutos, colocando Felipe Carballo e Galdino nos lugares de Edenilson e Pepê. O jogo ficou mais equilibrado nos minutos seguintes, sem grandes chances para ambas as equipes. Aos 33 minutos, Gustavo Nunes cruzou para Reinaldo, que chutou, mas Fábio defendeu. Aos 38 minutos, mais duas substituições no Grêmio: Du Queiroz e Nathan Fernandes entraram nos lugares de Cristaldo e Pavón.
Com a vitória, o Grêmio soma 10 pontos e retoma seus jogos no Rio Grande do Sul com um resultado positivo. Na próxima rodada, o Tricolor enfrentará o Palmeiras no Centenário, em Caxias do Sul.
Ficha Técnica
Grêmio: Marchesín; João Pedro, Geromel, Rodrigo Ely e Reinaldo; Pepê (Everton Galdino), Edenilson (Carballo) e Dodi (Natã); Cristaldo (Du Queiroz), Gustavo Nunes e Pavón (Nathan Fernandes). Técnico: Renato Portaluppi.
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Marlon (Kaua Elias), Antonio Carlos e Marcelo (Diogo Barbosa); Thiago Santos, Martinelli e Gabriel Pires (PH Ganso); Terans (Jan Lucumi), Keno e Cano (John Kennedy). Técnico: Marcão.
Arbitragem: Paulo Cesar Zanovelli (Fifa/MG); Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG), Fernanda Nandrea Gomes Antunes (Fifa/MG) e Igor Junio Benevenuto (Fifa/MG).
Fonte: Jornal o Sul