Médico e pesquisador brasileiro ganha prêmio internacional por pesquisas sobre Alzheimer e demência
Connect with us

Saúde

Médico e pesquisador brasileiro ganha prêmio internacional por pesquisas sobre Alzheimer e demência

Publicado

em

portal plural médico e pesquisador brasileiro ganha prêmio internacional por pesquisas sobre alzheimer e demência
Foto: Reprodução

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

O neurologista e pesquisador brasileiro Ricardo Nitrini, de 77 anos, foi agraciado com o Prêmio Henry Wisniewski de Contribuição ao Longo da Vida pela Associação de Alzheimer. Este prêmio reconhece cientistas com contribuições significativas e de impacto duradouro na área de Alzheimer e demência.

“Eu nunca imaginei que fosse ganhar. Estou muito satisfeito pelo reconhecimento internacional e espero que isso gere auxílio para as pesquisas que fazemos”, afirmou Nitrini, que é professor sênior da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e presidente do comitê científico da Academia Brasileira de Neurologia.

A cerimônia de premiação ocorreu durante a Conferência Internacional da Associação de Alzheimer (AAIC), realizada em Toronto, Canadá, na última semana de julho. Além de Nitrini, os americanos Ralph A. Nixon e Goldie S. Byrd também foram premiados por suas décadas de pesquisa neste campo.

Demência no Brasil

Nitrini realiza pesquisas na área de neurologia cognitiva e comportamental, com foco em demência. “Comecei a fazer neurologia quando o Alzheimer era considerado uma doença rara”, relembra.

Ele explica que, na época, o conceito da doença se expandiu, incluindo tanto o que era considerado Alzheimer (casos em pessoas com menos de 65 anos) quanto a demência senil, que afetava os mais idosos.

Os estudos sobre a doença eram realizados principalmente na população europeia, e Nitrini liderou pesquisas sobre a epidemiologia da demência no Brasil, identificando as parcelas mais afetadas no país. Ele também desenvolveu novos métodos de diagnóstico voltados para a população brasileira.

Além disso, ao observar que a frequência da demência é muito maior em indivíduos com baixa escolaridade, Nitrini contribuiu para o conceito de reserva cognitiva, que sugere que estimular a cognição, por exemplo, com estudos, pode proteger o cérebro de doenças neurodegenerativas.

Próximos Passos

No Departamento de Neurologia da USP, onde atua há quase 50 anos, Nitrini fundou o Grupo de Neurologia Cognitiva e Comportamental. No Hospital das Clínicas, ele criou o Centro de Referência para Transtornos Cognitivos e também fundou a revista científica Dementia & Neuropsychologia.

Atualmente, ele está pesquisando o cérebro de superidosos, aqueles que mantêm uma memória excepcional apesar do envelhecimento, em colaboração com o cientista Adalberto Studart. Ele também está analisando biomarcadores de doenças neurodegenerativas em macacos-prego, considerados os mais inteligentes das Américas.

Nitrini participa ainda de uma pesquisa mundial junto à Associação de Alzheimer sobre a prevenção da doença em pessoas com predisposição genética, coordenando os esforços na América Latina. Ele almeja criar uma Clínica da Memória, onde pacientes com Alzheimer, atualmente atendidos no Hospital das Clínicas da USP, possam receber um atendimento mais acolhedor. “Há muito ainda a ser feito”, conclui. As informações são do Correio Braziliense.

Fonte: Jornal o Sul

Compartilhe

Destaque

Vida & Saúde recebe Selo Ouro no Programa do Prestador da Unimed

Publicado

em

portal plural vida & saúde recebe selo ouro no programa do prestador da unimed

FAST AÇAÍNuvera15 topo humberto plural

O Hospital Vida & Saúde obteve o Selo Ouro no Programa do Prestador 2024 da Unimed Fronteira Noroeste/RS. O programa avalia prestadores de serviços de saúde credenciados na Unimed, premiando de acordo com o desempenho de cada instituição.

“Manter a excelência dos nossos serviços, com qualidade e segurança no atendimento, é um dos principais objetivos do Hospital, por isso, este tipo de avaliação é tão relevante para a instituição”, destaca a diretora-geral Vanderli de Barros.

O programa avalia desde a documentação legal obrigatória, passando por indicadores de qualidade e segurança do paciente e a gestão de reclamações. Além de avaliar, o programa incentiva boas práticas de segurança do paciente, visando a garantia da entrega de serviços de qualidade para a população.

Com média acima dos demais hospitais avaliados, o Vida & Saúde foi uma das quatro instituições da região a receber o Selo Ouro.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Mutirão de vacinação contra a gripe vai ser realizado nesta terça-feira

Publicado

em

portal plural mutirão de vacinação contra a gripe vai ser realizado nesta terça feira

FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR) informa que irá realizar, nesta terça-feira (15/04), um mutirão especial de vacinação contra a gripe. A ação acontecerá em horário estendido, das 17h30min às 21h, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, com exceção da UBS Bela União. A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso da população, especialmente de quem não consegue comparecer durante o horário comercial.

Na última semana, a FUMSSAR recebeu uma nova remessa de vacinas contra o vírus influenza, que já foi distribuída entre as unidades. Na UBS Bela União, a vacinação será realizada em horário habitual, das 08h às 12h e das 13h30min às 17h.

Nos demais dias, a campanha de vacinação segue acontecendo conforme o cronograma de cada UBS. A imunização é destinada aos grupos prioritários, conforme listado abaixo.

Grupos prioritários para vacinação contra a gripe:

  • Pessoas acima de 60 anos
  • Crianças de 6 meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
  • Gestantes
  • Puérperas (até 45 dias após o parto)
  • Profissionais de saúde
  • Professores
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
  • Profissionais de transporte coletivo rodoviário
  • Caminhoneiros
  • Profissionais portuários
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • Profissionais das Forças Armadas
  • Profissionais dos Correios
  • Pessoas em situação de rua
  • Indígenas e Quilombolas

Documentação necessária:

Para receber a vacina, é preciso apresentar um documento com foto e a caderneta de vacinação. Profissionais da saúde e professores devem levar comprovante de vínculo com a instituição em que atuam (como crachá ou holerite). Gestantes devem apresentar a carteira de pré-natal, e puérperas, um comprovante de parto realizado há até 45 dias.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

16ª Conferência Municipal de Saúde reúne comunidade para debater melhorias no SUS em Santa Rosa

Publicado

em

portal plural 16ª conferência municipal de saúde reúne comunidade para debater melhorias no sus em santa rosa

Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

A Prefeitura de Santa Rosa, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e a FUMSSAR, realizou nos dias 11 e 12 de abril, a 16ª Conferência Municipal de Saúde, no auditório da Unijuí. O evento reuniu 260 delegados, entre usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços de saúde, além de autoridades e da comunidade. Pela primeira vez, foi realizada de forma simultânea a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador(a) de Santa Rosa.

Com o tema “O SUS e você: Protagonistas da sua saúde”, as conferências foram marcadas por debates intensos, construção coletiva e participação efetiva dos segmentos representativos da saúde. Ao todo, foram apreciadas 329 propostas ao longo dos dois dias de programação. Durante a abertura, o presidente das conferências, Dr. Fábio Queruz, médico da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, destacou a importância do engajamento da população, “Este espaço é essencial para reafirmarmos o compromisso coletivo com a saúde pública, onde cada cidadão é protagonista na construção de um SUS mais forte, inclusivo e eficiente”.

A conferência também apresentou um retrato da diversidade e do engajamento dos participantes: a maioria era do gênero feminino (72,6%), com 48,4% representando o segmento de usuários e 46,6% participando pela primeira vez de uma conferência de saúde. As faixas etárias predominantes foram de 30 a 50 anos (37,2%) e de 20 a 30 anos (21,7%).

Além das propostas locais, foram eleitos os delegados que representarão Santa Rosa na 4ª Conferência Estadual da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, nos três segmentos: usuários, trabalhadores e gestores/prestadores.

Entre as propostas que serão encaminhadas ao Estado, destacam-se temas como:

– A promoção de ações intersetoriais para melhorar a saúde do trabalhador;

– A valorização dos profissionais da saúde, com incentivo à fixação no município;

– A criação de políticas de saúde mental no trabalho com enfoque multiprofissional;

– A inclusão da saúde do trabalhador na Rede de Atenção à Saúde do SUS;

– O incentivo à permanência do produtor no campo, com programas de diversificação e apoio à agroindústria familiar;

– A adequação da carga horária de trabalho, respeitando o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×

Entre em contato

×