Geral
Matteus Amaral se autodeclarou preto para entrar em faculdade no RS
Mateus Amaral, vice-campeão do BBB 24, autodeclarou-se preto para conseguir uma vaga no curso de Engenharia Agrícola, conforme consta no Edital nº 046/2014 do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A instituição confirmou a informação ao g1 nesta sexta-feira (14), após o assunto ganhar repercussão nas redes sociais.
A defesa de Mateus, representada por sua advogada, informou que ele “em breve irá se manifestar” sobre o caso. Até a última atualização, não houve posicionamento oficial.
Em nota, o IFFar esclareceu que, em 2014, de acordo com a Lei de Cotas de 2012, a única exigência para inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato. “Não havia mecanismos de verificação ou comprovação da declaração do candidato”, destacou a instituição.
Possíveis fraudes nas políticas de ações afirmativas eram investigadas apenas mediante denúncia formal na Ouvidoria do instituto. “A questão poderia ser investigada internamente, assegurando ampla defesa de todas as partes. Nenhuma denúncia foi feita na época”, informou o IFFar.
O curso de Engenharia Agrícola era oferecido em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa). As vagas eram divididas entre as duas instituições federais. “O documento em questão foi emitido pelo IFFar, não pela Unipampa. Portanto, somente o IFFar pode fornecer essa resposta”, declarou a assessoria de comunicação da Unipampa.
O IFFar deixou de oferecer o curso em 2021. No ano seguinte, Mateus ingressou na Unipampa por ampla concorrência, sem utilizar a reserva de vagas.
“A Unipampa reforça seu compromisso com a reserva de vagas, conforme estabelecido pela Lei nº 12.711/2012, alterada pela Lei nº 14.723/23, e por normas internas da universidade, visando a democratização de acesso e ações afirmativas para assegurar a equidade social”, afirmou a instituição.
Durante o BBB, Mateus relatou ter abandonado os estudos no 5º semestre para cuidar de sua avó doente. Ele é natural de Alegrete, no Rio Grande do Sul, e ficou conhecido no programa pela sua ligação com as tradições gaúchas.
Mateus Amaral terminou em 2º lugar no Big Brother Brasil 24, ganhando R$ 150 mil além dos prêmios das provas que venceu.
Nota do IFFar
Em 2014, Mateus Amaral ingressou no curso de Engenharia Agrícola oferecido em parceria com a Unipampa. Ele se inscreveu nas vagas destinadas a candidatos pretos/pardos, conforme o Edital nº 046/2014. O curso deixou de ser ofertado pelo IFFar em 2021, e Mateus também não é mais estudante da instituição.
Naquela época, de acordo com a Lei de Cotas de 2012, o único documento exigido para inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato, sem mecanismos de verificação. Possíveis fraudes eram apuradas apenas mediante denúncia formal, e nenhuma denúncia foi registrada na época.
A política de cotas evoluiu ao longo do tempo, e a heteroidentificação foi adotada pelo IFFar a partir de 2022. Atualmente, cada campus possui uma comissão para verificar as declarações em todos os processos de seleção.
Nota da Unipampa
A Unipampa esclarece que, em 2014, o curso de Engenharia Agrícola era ofertado em parceria com o IFFar, com cada instituição responsável pela seleção dos candidatos. O documento em questão foi emitido pelo IFFar.
Em 2022, Mateus ingressou na Unipampa via Chamada por Notas do Ensino Médio, um processo seletivo por ampla concorrência. A Unipampa reitera seu compromisso com a reserva de vagas, conforme a legislação vigente e suas normas internas, visando a democratização de acesso e a equidade social.
Fonte: G1