Mundo
Marido é elogiado por fazer o mínimo como pai e esposa fica revoltada
Uma mãe cujo marido foi elogiado por desconhecidos por fazer o “mínimo” da paternidade desabafou nas redes sociais do quanto isso é cruel com as mulheres. “Meu marido acabou de voltar do supermercado; ele levou os dois meninos, que têm 1 e 2 anos”, disse Emily Belson, mãe de Maryland, em vídeo compartilhado no TikTok nesta terça (18). “Três pessoas o pararam para dizer que ele era um ótimo pai por levá-los à loja.” “Você sabe quantas vezes eu levei meus dois filhos ao supermercado, literalmente a todos os lugares? Um milhão. Quantas pessoas me pararam para dizer que sou uma ótima mãe? Zero.” “Estrela dourada, aparentemente”, Belson legendou seu vídeo, usando a hashtag #omínimo.
Belson, que é fotógrafa, deu detalhes da história. Ela explicou que seu marido se ofereceu para levar os filhos ao parque e à mercearia, para que ela pudesse trabalhar. Algumas horas depois, ele voltou para casa com uma história desconcertante. “Três mulheres – duas mais velhas e uma na casa dos 30 anos – o pararam na loja e na fila do caixa”, diz Belson. “Elas disseram que ele estava fazendo um ótimo trabalho e que ele era um ótimo pai.”
“Existe um estereótipo que tanto as mulheres quanto os homens tendem a reforçar, de que as mulheres são naturalmente melhores em criar filhos do que os homens”, observa ela, acrescentando que o marido disse que os comentários eram “bem intencionados, mas ridículos”.
De acordo com Zeltser, comentários como “Que ótimo pai!” geralmente não vêm de um lugar depreciativo. “A pessoa que elogia um comportamento neutro, como fazer compras no supermercado, geralmente compara o que vê com sua própria experiência pessoal de como é um pai”, diz ela. “Se alguém tem baixas expectativas para um pai e alguém supera isso, é quando você pode ouvir, ‘Uau!'”
Belson diz que fará questão de apreciar as mães em dificuldades. “Se eu tiver tempo e capacidade de sair do meu caminho, pego algo (que elas não podem alcançar) na loja, abro uma porta ou devolvo o carrinho de compras”, diz ela. “Gostaria de dizer às mães que elas estão fazendo um ótimo trabalho.”