Destaque
MANTEI GARANTE TURNOS ESTENDIDOS EM DOIS POSTOS DE SAÚDE
Anderson garante volta dos serviços no CSU e em mais um posto de segunda a sexta-feira, 4 horas por dia
Durante sua entrevista ao Programa Imprensa Livre, do Portal Plural, o prefeito Anderson Mantei, foi questionado sobre o fechamento e a promessa de reabertura do horário estendido no Posto de Saúde do CSU de Cruzeiro, que é uma reivindicação que vem sendo feita pela comunidade deste a paralisação do aumento no horário do posto.
Segundo o prefeito Anderson, “na campanha eleitoral foi dito que o Anderson fechou o plantão de Cruzeiro, isso é uma grande invenção e uma mentira, pois quando assumi a presidência da Fundação Municipal de Saúde, este suposto plantão estava fechado porque o médico havia saído de férias. Ele funcionava às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, ou seja, era um pronto socorro, o cidadão daquela região tinha que ficar doente grave para procurá-lo nestes dias e horários, o que parece uma piada.
TIPOS DE ATENDIMENTOS E CUSTOS
Em março, quando recebi a primeira “cobrança” referente ao pronto socorro, pedi um estudo para o diretor da FUMSSAR sobre este serviço prestado nestas datas e horários. Ele pegou todos os atendimentos de 2016 e constatou que foram feitos 2609 atendimentos no ano (unha encrava, dor de dente, dor de cabeça, diarreia), ou seja, questões que não eram de pronto socorro, e apenas 09 de urgência e emergência em um ano. O procedimento do médico quanto a estes 09 casos foi o de colocar em ambulância e levar para UPA, pois lá não haviam condições de serem atendidos.
Não era um pronto socorro, era um turno estendido de atendimento duas vezes por semana, por duas horas a noite, que a população utilizava quando precisava de uma consulta. Daí partimos para verificar o custo para manter este horário, era um valor absurdo, vinte vezes mais caro que uma consulta em horário normal no posto”.
ATENDIMENTO “TERCEIRO TURNO”
Foram ouvidos os médicos mais experientes e então chamado o Dr. Cláudio Souto, presidente do Conselho Municipal de Saúde, com décadas de experiência dedicada a saúde pública.
“Anderson, não retoma, não tem sentido este atendimento noturno, me disse o Dr. Souto”, comentou o prefeito.
Diante disso não foram retomados os trabalhos, mas um projeto para o atendimento “Terceiro Turno”, com atendimentos de segunda-feira à sexta-feira, por mais quatro horas nestes dias.
CUSTOS SERÃO PAGOS PELA UNIÃO
“Este projeto foi aprovado pelo Ministério do Trabalho final de 2019 e só não entrou em funcionamento ano passado por causa da pandemia, que afastou muito a comunidade dos postos de saúde, mas quando abrir será custeado por recursos do Governo Federal. Assim que acalmar esta situação do COVID-19, entrarão em funcionamento”, falou Mantei.
DOIS LOCAIS DE ATENDIMENTO
Na realidade foram apresentados dois projetos em 2017, esse do CSU de Cruzeiro e um que prestará os mesmos mesmo serviços estendidos, mas em um Posto de Saúde na região da Agrícola ou Auxiliadora.
“Falamos durante a campanha que pretendemos ir avançando para termos mais postos de saúde, pois isto facilita muito para aquelas famílias em que o casal trabalha o dia inteiro, chega em casa no final dia, e elas ou algum filho apresentem problemas de saúde. Vamos fazer outros projetos iguais pedindo a abertura de mais postos com este tipo de atendimento estendido”, finalizou o Prefeito Anderson Mantei.