O observatório do Bate-Papo Astronômico, localizado em Santa Maria, no Centro do Rio Grande do Sul, registrou mais de 2,4 mil raios na região em um período de 48 horas. A maior incidência ocorreu no domingo (4), com 1.392 raios, enquanto no sábado (3) foram registrados 1.047 eventos elétricos.
Fabricio Colvero, diretor do Bate-Papo Astronômico, explicou que as descargas elétricas são detectadas por radiofrequência em uma extensão de até 40 km a partir do sensor, localizado no Santa Maria Tecnoparque. O monitoramento é realizado por duas câmeras dedicadas.
Em relação à proteção contra raios, o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), fornece recomendações, destacando o que não é recomendado, como caminhar em áreas descampadas, subir em locais altos, ficar próximo a estruturas metálicas, caminhar às margens da água, tomar banho em chuveiro elétrico, entre outros.
Como opções seguras de abrigo, sugere-se entrar em um veículo não conversível, fechar portas e vidros e evitar contato com a lataria, ou entrar em moradias ou prédios, mantendo distância das redes elétricas, telefônicas e hidráulicas, além de portas e janelas metálicas. Abrigos subterrâneos, como metrôs ou túneis, também são considerados locais seguros durante tempestades elétricas.