Tecnologia

Mais da metade das empresas globais já possui áreas de IA

Publicado

em

Foto: Getty Images

Uma pesquisa recente do Gartner, envolvendo mais de 1.800 líderes empresariais, revela que 55% das organizações agora têm um Conselho de Inteligência Artificial (IA). Além disso, 54% das empresas possuem um responsável pela tecnologia ou um líder de IA para coordenar as atividades relacionadas.

“As descobertas indicam que as empresas estão divididas sobre a necessidade de um Conselho de IA”, afirmou Frances Karamouzis, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. “A resposta é afirmativa: as empresas precisam de um Conselho de IA para superar desafios multidisciplinares, aumentar o valor e mitigar riscos. No entanto, a duração, o escopo e os recursos necessários são específicos para cada contexto e dependem do caso de uso”.

A pesquisa, realizada com 1.808 profissionais durante um webinar do Gartner em junho de 2024, abordou como os líderes podem avaliar os custos, riscos e benefícios das iniciativas de IA e IA Generativa (GenAI).

A responsabilidade pela Inteligência Artificial está fragmentada em muitas organizações. Algumas são descentralizadas, outras são isoladas ou não têm clareza sobre onde as iniciativas de IA devem ser integradas.

Fonte: Forbes Brasil

Compartilhe

Trending

Sair da versão mobile