Curiosidades

Maior estátua católica do mundo atrai visitantes antes de ser concluída

Publicado

em

Foto: Divulgação/Basílica São Miguel Arcanjo
A estátua de 70 metros de altura em homenagem a São Miguel Arcanjo, localizada no interior de São Paulo, já está atraindo visitantes e peregrinos, mesmo ainda inacabada. Este monumento está sendo erguido no futuro complexo religioso da Gruta do Arcanjo, em São Miguel Arcanjo, a 180 quilômetros da capital paulista. Uma vez concluída, será a maior estátua católica do mundo.

O complexo situa-se a 1,5 quilômetro da Basílica São Miguel Arcanjo, em um bairro oficialmente chamado Pinhalzinho. Apesar de ainda ser um canteiro de obras com chão de terra batida, fiéis aproveitam os fins de semana para ver de perto a cabeça da estátua. O terreno está aberto para visitação aos sábados e domingos, das 9h às 16h, com os peregrinos e curiosos sendo acompanhados por um funcionário.

Avaliada em R$ 12 milhões, a primeira fase do complexo da Gruta do Arcanjo inclui a estátua e duas construções. Inicialmente, a estátua teria 58 metros, mas foi revisada para 70 metros, contando com as asas. A inauguração da fase inicial está prevista para 2026, e o complexo ocupará um terreno de 30.000 m².

As obras da fase inicial do complexo já completaram um ano. “Estamos dentro do nosso cronograma. Atualmente, estamos finalizando o primeiro prédio na fase de pré-acabamento. Este prédio, que será entregue este mês, contará com banheiros, cozinha, espaço de lanchonete, capela para 80 pessoas e auditório para 250 pessoas”, detalha o padre Márcio Almeida. O segundo prédio está em fase final de orçamento e terá dois andares, sendo acoplado à estátua.

O complexo deve contar ainda com outras duas fases, sem previsão de inauguração. O local incluirá uma igreja, praça para missa campal com capacidade para 12 mil pessoas, sala de milagres, museu de arte sacra, área para lojas, praça de alimentação e estacionamento para 550 automóveis.

A futura estátua de São Miguel Arcanjo terá 70 metros de altura, superando os 38 metros do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e os 56 metros do monumento de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz (RN), tornando-se a maior estátua católica do mundo. O projeto é assinado pelo escultor Markus Moura, responsável também pelo Cristo Protetor, um monumento de 43,5 metros em Encantado (RS).

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe

Trending

Sair da versão mobile