Luis Suárez foi oficialmente reconhecido como cidadão porto-alegrense em uma cerimônia realizada na tarde de hoje (28) na Câmara de Vereadores da capital. Essa foi a segunda homenagem do dia concedida ao jogador uruguaio, que pela manhã recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha na Assembleia Legislativa.
O vereador Airto Ferronato (PSB), responsável pela proposição da homenagem, destacou o impacto positivo que a chegada de Suárez ao Grêmio teve na cidade: “Conferimos o título ao nosso filho mais ilustre. Reconhecemos a responsabilidade ao conceder um título de tão grande significado. Escolhemos seu nome e acertamos em cheio, pois testemunhamos um aumento exponencial no número de sócios do Grêmio, uma presença mais expressiva nos estádios e a oportunidade de ver nosso homenageado de hoje de perto. Suárez levou o nome de Porto Alegre para o cenário mundial. Ele é nosso embaixador, e sua presença tem enriquecido Porto Alegre.”
Outros vereadores presentes também elogiaram as contribuições de Suárez para a cidade, destacando a atenção de fãs de futebol de todo o mundo e o aumento do público na Arena. Além disso, expressaram o desejo de que o jogador continue no clube.
Assim como na Assembleia, Suárez fez um discurso emocionado, expressando sua gratidão pelo carinho recebido em Porto Alegre e afirmando que as experiências vividas na capital gaúcha permanecerão na sua memória: “Sei que vocês têm muitos assuntos para tratar aqui, então quero agradecer pela honraria que recebi hoje. Esta cidade me abraçou desde o primeiro momento, logo na chegada ao aeroporto. Foi incrível o que vivemos desde o primeiro dia. Desfrutamos como nunca antes aqui. Eu desfrutei de Porto Alegre e estou profundamente grato pelo carinho que recebi. Muitos anos vão se passar, mas eu e minha família continuaremos agradecidos pelo que vivemos aqui.”