Geral
Jurados Avaliam 150 Questões no Julgamento do Caso Daniel
Nesta quarta-feira (20), no Fórum de São José dos Pinhais, ocorre o julgamento dos sete acusados de envolvimento na morte do jogador de futebol Daniel Corrêa Freitas, cinco anos após o crime. O jogador foi encontrado morto em 27 de outubro de 2018, parcialmente degolado e com o órgão genital cortado, de acordo com as investigações policiais.
Os jurados que integram o júri popular enfrentam a tarefa de responder a pelo menos 150 quesitos determinados pelo juiz, sobre cada um dos réus, para deliberar sobre a sentença. O julgamento está programado para começar às 8h30 e os jurados devem responder cada pergunta com sim ou não.
Entre os acusados, Edison Brittes Júnior é alvo de nove quesitos. O processo, que se desenrola após cinco anos de investigações, visa a esclarecer as circunstâncias da morte do jogador e o envolvimento dos réus.
Após as réplicas e tréplicas de acusação e defesa, o Conselho de Sentença se reunirá para decidir o veredito. A expectativa é de que a sentença seja proferida ainda hoje.
O caso, que chocou o país, envolve acusações de homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver, corrupção de menor, fraude processual e coação do curso do processo contra os sete réus: Edison Brittes Júnior, Cristiana Rodrigues Brittes, Allana Emilly Brittes, David Willian Vollero Silva, Eduardo Henrique Ribeiro da Silva, Ygor King e Evellyn Brisola Perusso.
Edison Brittes Júnior, em entrevista à RPC e em depoimento à polícia, confessou ter assassinado Daniel, alegando que agiu sob “forte emoção” após uma suposta tentativa de estupro contra sua esposa, Cristiana Brittes.
O desenrolar do caso revelou uma série de reviravoltas e contradições, incluindo a constatação da polícia de que não houve tentativa de estupro por parte do jogador contra Cristiana Brittes, além de evidências de coação de testemunhas por parte dos acusados.
Edison Brittes está detido desde 2018, enquanto os demais réus respondem ao processo em liberdade. O desfecho do julgamento é aguardado com grande expectativa pela sociedade brasileira.
Fonte: G1