Na quarta-feira passada (14), a OpenAI, empresa por trás do ChatGPT, anunciou o lançamento de um novo modelo chamado Sora, capaz de transformar texto em vídeos de até um minuto, considerados “realistas” e “criativos”. Segundo a OpenAI, o Sora pode criar esses vídeos a partir de instruções em texto, incluindo cenas com múltiplos personagens, movimentos específicos e cenários detalhados.
De acordo com a publicação, “o modelo compreende não apenas o que o usuário solicita, mas também todos os elementos do mundo físico”. A novidade da empresa gerou grande repercussão nas redes sociais, impulsionando ainda mais o avanço da inteligência artificial generativa.
No dia seguinte (15), Sam Altman, CEO da OpenAI, convidou os usuários do antigo Twitter para fazerem pedidos de vídeos utilizando a tecnologia. Ele compartilhou alguns resultados dessas solicitações. O Sora será inicialmente disponibilizado para professores de cibersegurança, conhecidos como “red teamers”, para avaliarem os riscos e benefícios do produto. Além disso, alguns artistas visuais, designers e cineastas terão acesso para fornecer feedback sobre como podem usar o modelo de IA em suas áreas criativas.
Essa nova atualização ocorre enquanto a OpenAI continua a aprimorar o ChatGPT. Recentemente, a empresa anunciou que está testando um recurso que permite aos usuários controlar a memória do ChatGPT. Essa funcionalidade permite que os usuários criem memórias para personalizar futuras conversas ou até mesmo solicitem que o ChatGPT “esqueça” algo que foi mencionado anteriormente.
Fonte: CNN Brasil