Tecnologia

Inteligência artificial faz descoberta que pode revolucionar baterias

Publicado

em

Uma substância inovadora, capaz de potencialmente reduzir o uso de lítio em baterias, foi identificada por meio da aplicação de inteligência artificial (IA) e supercomputadores.

A descoberta foi realizada em colaboração entre a Microsoft e o Pacific Northwest National Laboratory (PNNL), vinculado ao Departamento de Energia dos Estados Unidos.

Os pesquisadores afirmam que esse novo material tem o potencial de diminuir o uso de lítio em até 70%. Desde sua identificação, essa substância vem sendo utilizada para alimentar uma lâmpada.

A equipe de pesquisa da Microsoft empregou IA e supercomputadores para reduzir uma lista de 32 milhões de possíveis materiais inorgânicos para 18 candidatos promissores em menos de uma semana. Esse processo de triagem, se realizado por métodos tradicionais em laboratório, poderia demandar mais de duas décadas. O ciclo completo, desde o início até o desenvolvimento de um protótipo funcional de bateria, foi concluído em menos de nove meses.

Essa conquista foi possível graças ao uso de IA avançada e computação de alto desempenho, que combina um grande número de computadores para resolver tarefas científicas e matemáticas complexas.

Fonte:BBCBrasil

Compartilhe

Trending

Sair da versão mobile