Mundo
Infarto e arritmia em adolescentes: entenda o que pode ter causado morte de miss
A morte da miss juvenil Cezarina, Ingrid Silva Távora, de 17 anos, causou espanto por ter infarto apontado como causa. O cardiologista Sérgio Rassi, membro do Conselho Deliberativo e Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), esclareceu algumas dúvidas sobre situações atípicas envolvendo jovens e problemas cardíacos.
O médico apontou que é comum que infartos sejam confundidos com arritmias cardíacas, que podem ter várias causas, sendo quase todas predisposições genéticas.
“Infarto em adolescentes é extremamente raro, a menos que haja alguma anomalia congênita. Quando há uma morte súbita se supõe infarto porque, na idade adulta, a causa mais comum é o infarto. No entanto, nos jovens não. A maior causa de morte súbita no jovem é a arritima cardiaca, que se confunde com infarto”, explicou.
Se um adolescente ou jovem tiver de fato um infarto sem predisposições, o médico aponta que há a possibilidade de causas externas – como o uso excessivo de cocaína, por exemplo.
Rassi também ajuda a diferenciar os sinais de um infarto do que indica arritmia:
- Infarto: dor intensa no peito acompanhada de palidez, sudorese fria e náuseas;
- Arritmia: coração dispara de forma súbita, pode ter tontura, escurecimento visual ou desmaio (alguns referem desconforto torácico, especialmente crianças).
Desmistificando algumas inverdades publicadas na internet, o médico garante que a vacina contra a Covid-19 não causa infarto ou arritmia cardíaca.