De acordo com o LongeviQuest, plataforma utilizada pelo Guinness World Records, João completou 112 anos em novembro do ano passado. Antes disso, já era considerado o homem mais velho do Brasil e da América Latina.
Nascido em 5 de outubro de 1912, em Maranguape (CE), João é o último homem vivo nascido nesse ano. Atualmente, reside em Apuiarés (CE), a cerca de 250 km de Fortaleza. Ele se aposentou em 1978, aos 66 anos, após atuar como trabalhador rural, atividade que exerceu durante a maior parte de sua vida.
Hoje, João vive em um lar de idosos em uma cidade sem agência da Previdência Social, devido ao baixo número de habitantes. A unidade mais próxima está em Pentecostes (CE), a cerca de 30 km, onde seu benefício é mantido.
INSS mantém benefícios sem exigência de prova de vida
O INSS anunciou que não suspenderá benefícios de aposentados e pensionistas que não realizarem a prova de vida.
Uma portaria do Ministério da Previdência Social (MPS), publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (17), determina que nenhum pagamento será bloqueado por um período de seis meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo prazo.
Desde 2023, a prova de vida passou a ser feita automaticamente pelo próprio INSS, sem necessidade de deslocamento dos beneficiários até os postos de atendimento. O órgão cruza informações com outras instituições públicas para confirmar a existência dos segurados.
Até o momento, cerca de 93% dos dados já foram verificados.
Fonte: CNN Brasil