Geral
Hamas aceita proposta de cessar-fogo elaborada por Egito e Catar
O grupo terrorista Hamas anunciou nesta segunda-feira, 6, que aceitou uma proposta de cessar-fogo apresentada pelo Egito e Catar para pôr fim à guerra de sete meses com Israel na Faixa de Gaza. A decisão ocorre em meio a tensões após Israel ordenar que cerca de 100 mil palestinos se deslocassem da cidade de Rafah, sinalizando uma possível invasão terrestre.
Não houve comentários imediatos de Israel sobre o acordo e os detalhes da proposta ainda não foram divulgados. Nos últimos dias, negociadores egípcios e do Hamas afirmaram que o cessar-fogo ocorreria em uma série de fases, durante as quais o grupo terrorista libertaria reféns em troca da retirada das tropas israelenses de Gaza.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou com o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, e reiterou as preocupações dos EUA sobre uma invasão de Rafah, destacando que um cessar-fogo com o Hamas é a melhor maneira de proteger vidas. A notícia foi recebida com cautela pelas autoridades israelenses, que afirmam que os termos apresentados ao Hamas não foram compartilhados com Israel, levantando dúvidas sobre a eficácia do acordo.
Fonte: Estadão