Geral

Granadas centenárias mantidas como herança são detonadas no noroeste do RS

Publicado

em

Foto: 29 BPM/Divulgação
A Brigada Militar detonou três artefatos explosivos, com idade estimada em 100 anos, em duas residências no centro de Ajuricaba, município de 6,7 mil habitantes no noroeste gaúcho. Eram granadas autoexplosivas de canhão 75mm que, se acionadas, poderiam explodir. Pelo menos duas delas ainda continham carga.

Os artefatos estavam guardados no depósito de uma residência pelos filhos de um ex-morador, já falecido. Conforme o subcomandante do 29º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Ijuí, Luciano Pavlak, o homem mantinha as granadas como herança do pai, que as trouxe como lembrança da guerra.

A família acionou o Exército ao perceber que os explosivos poderiam ser detonados. No local, a Brigada Militar isolou a área e removeu os artefatos. Uma terceira granada foi localizada durante a operação. Segundo a BM, um morador se aproximou do local e explicou que possuía um objeto similar, afirmando que a granada era um presente. Esse artefato também foi removido.

De acordo com o subcomandante Pavlak, os artefatos precisavam ser acionados para explodir. Para isso, bastava tocar a espoleta — qualquer manuseio incorreto ou queda poderia causar a explosão.

Os três explosivos foram detonados por uma equipe especializada da BM em um local seguro no interior do município.

Fonte: GZH

Compartilhe

Trending

Sair da versão mobile