Geral

Governo acompanha discussão sobre alteração na escala de trabalho 6×1

Publicado

em

Foto: Divulgação

O governo federal está acompanhando o debate sobre a proposta legislativa de mudança na escala de trabalho. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não se manifestou sobre o assunto. A expectativa é que a gestão petista inicie discussões internas nos próximos dias para decidir se tomará uma posição oficial ou se deixará o tema ser tratado exclusivamente pelo Poder Legislativo.

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) liderada pela deputada Érika Hilton (PSOL-SP) propõe o fim da escala 6×1, que, segundo a CLT, permite uma folga a cada seis dias de trabalho. A parlamentar busca ampliar o período de repouso e aprofundar o debate no Congresso Nacional. O tema ganhou destaque nas redes sociais no fim de semana, polarizando opiniões entre esquerda e direita. Parte do setor de serviços resiste à mudança, temendo impactos na atividade econômica.

Em entrevista à CNN, Érika Hilton afirmou que a proposta tem o apoio de pelo menos 70 parlamentares. Para a tramitação de uma PEC, são necessários 171 votos de deputados federais ou 27 de senadores. Hilton já apresentou a proposta ao ministro do Trabalho, Luís Marinho.

O Palácio do Planalto ainda não analisou a fundo o assunto. O entorno do presidente considera o tema complexo e delicado, mas reconhece que a discussão sobre flexibilidade na jornada de trabalho é válida e ocorre em nível global.

 

Fonte: CNN Brasil.

Compartilhe

Trending

Sair da versão mobile