O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), emitiu um alerta contra golpistas que estão se aproveitando da situação catastrófica vivenciada pelo estado para tentar lucrar de maneira indevida. “No meio de tanta solidariedade, existem aproveitadores que usam a sensibilidade das pessoas para aplicar golpes. Isso é lamentável”, declarou.
Sem fornecer detalhes específicos, Leite destacou que as tentativas de golpe estão relacionadas ao canal de doações SOS Rio Grande do Sul, que utiliza a chave PIX com o CNPJ 92.958.800/0001-38. “Ao fazer uma doação, é importante que o SOS Rio Grande do Sul apareça como destinatário e que a instituição seja o Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul)”, enfatizou. “Se não for esse o caso, trata-se de um golpe”.
Os montantes doados serão direcionados para o apoio humanitário às vítimas das enchentes. Leite expressou sua gratidão pelas doações e esclareceu que o dinheiro não será depositado na conta do governo. “Há muitas notícias falsas circulando, muitas pessoas aproveitando o momento para gerar confusão”, alertou.
O governador explicou que o dinheiro será gerenciado por um comitê gestor, com a participação de entidades ligadas à área social. “Esses recursos irão auxiliar as famílias e os micro e pequenos empresários que perderam seus negócios, que foram devastados, para que possam se reerguer”, acrescentou.
Leite também mencionou que as ações do governo, como obras e aquisição de equipamentos, serão financiadas com recursos do orçamento estadual e com o apoio do governo federal.
O canal de doações SOS Rio Grande do Sul já foi utilizado em 2023, quando o estado também enfrentou enchentes, principalmente em cidades do Vale do Taquari.
“Quero tranquilizar todos os que já fizeram doações. Esse recurso será utilizado de maneira transparente, com prestação de contas e dados acessíveis para as famílias afetadas e para os micro e pequenos empresários”, concluiu.
Esta é a pior tragédia climática já testemunhada no estado, com todos os serviços básicos impactados.
Fonte: Notícias ao minuto