A tão esperada sequência de “Gladiador” (2000) terá sua primeira exibição na 72ª edição do Royal Film Performance, um evento beneficente que contará com a presença da família real britânica, no dia 13 de novembro, em Londres, Reino Unido. O último filme a estrear no evento foi “Top Gun: Maverick”, em 2022, que teve a presença do duque e da duquesa de Cambridge. Em 2023, devido à greve de roteiristas e atores de Hollywood, não houve exibições de filmes.
“Gladiador 2” se passa 25 anos após os eventos do primeiro filme, onde Maximus (Russell Crowe), um poderoso general romano, provoca a ira de Commodus (Joaquin Phoenix), filho de Marcus Aurelius (Richard Harris), antes da morte do imperador. Após assumir o poder, Commodus sentencia Maximus à morte; no entanto, ele consegue escapar e se esconde como escravo e gladiador enquanto busca vingança.
A nova trama se concentra em Lucius, filho de Lucilla e sobrinho de Commodus, que se inspira em Maximus. No primeiro filme, Lucius é uma criança, interpretada por Spencer Treat Clark. Agora, Paul Mescal (“Pessoas Normais” e “Aftersun”) assume o papel principal.
Quando era jovem, Lucilla enviou Lucius para a costa norte da África, em uma região chamada Numídia, que estava fora do alcance do Império Romano. Mais tarde, ele leva uma vida relativamente pacífica com sua esposa e filhos até que conquistadores de sua terra natal invadem seu novo lar, sob a liderança de um general treinado por Maximus.
O elenco de “Gladiador 2” também conta com nomes como Pedro Pascal (“The Last of Us” e “The Mandalorian”), Denzel Washington (“Tempo de Glória” e “Dia de Treinamento”), Connie Nielsen (“Gladiador” e “Advogado do Diabo”) e Joseph Quinn (“Stranger Things” e “Game of Thrones”). O filme chega aos cinemas brasileiros no dia 14 de novembro.