Mundo

Gaúchas comprovam: fazer exercícios com amigas ajuda a melhorar o desempenho

Publicado

em

Já ouviu falar naquela frase “amiga é pra essas coisas”? Pois a ciência tem mostrado que a amizade pode ajudar as pessoas a embarcarem de vez em uma vida mais ativa fisicamente — e permanecerem a bordo no longo prazo. O tema vem ganhando contornos a cada descoberta, como, por exemplo, a que foi feita por pesquisadores da Kean University, dos Estados Unidos, em um estudo publicado em outubro deste ano na revista científica Plos One.

Eles sugerem que, quando a atividade física é combinada com interações sociais, um sedentário que se exercita com pessoas moderadas ou extremamente ativas terá mais chances de tornar-se parte desses grupos. Por outro lado, se este mesmo indivíduo não combina interações sociais ao esporte, ele terá mais chances de voltar ao sedentarismo no longo prazo.

Em essência, o estudo aponta que os amigos podem ser peças-chaves na motivação. E quando falta vontade de aparecer no treino, adicionar parcerias à equação pode ajudar muito no comprometimento, concorda Fernanda Faggiani, professora dos cursos de Psicologia e de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e especialista em Psicologia do Esporte.

— Praticar qualquer exercício físico na presença de amigos tende a contribuir, pois cria um clima de mais comprometimento, troca e possibilidade de auxílio. Quando a parceria é boa, a interação pode fazer com que tu te empenhes mais e queira participar do exercício não só por ti, mas também por conta do outro que estará lá te esperando — explica Fernanda.

Competição saudável

Os ganhos em rendimento também podem ser um reflexo da prática de atividade física entre amigas. Para endossar essa hipótese, a psicóloga menciona as descobertas do americano Norman Triplett, que, em 1898, conduziu um estudo que é considerado uma das pedras fundamentais na história da psicologia do esporte.

O pesquisador era um apaixonado por ciclismo e identificou que, quando um praticante pedala na presença de um outro ciclista, há uma melhora na performance, de modo que a pedalada se torna mais veloz e eficiente.

Compartilhe

Trending

Sair da versão mobile