Destaque

FUMSSAR atinge 100% nos indicadores de desempenho do Previne Brasil

Publicado

em

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa alcançou um excelente resultado na avaliação do Programa Previne Brasil. O programa mede os indicadores de desempenho e qualidade da atenção básica de saúde nos municípios brasileiros. O Previne Brasil, que passou a valer em setembro de 2021, estabeleceu um novo modelo de financiamento de custeio da APS- Atenção Primária em Saúde. A partir de agora, o financiamento federal para a APS, é baseado em 7 indicadores de saúde. Cada município recebe o recurso financeiro de acordo com as metas alcançadas em cada indicador. Na primeira avaliação do Programa, Santa Rosa atingiu um percentual de 100% do financiamento, por ter alcançado todas as metas propostas pelo Ministério da Saúde.
O Previne Brasil avalia indicadores referentes as ações estratégicas de pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e doenças crônicas. A avaliação desses indicadores acontece a cada quatro meses. As metas estabelecidas tem sete indicadores: seis consultas de pré-natal nas gestantes entre a primeira e a vigésima semana de gestação; gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; gestantes com atendimento odontológico; cobertura de exame citopatológico; cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente; pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre e diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada. Em todos estes, Santa Rosa pontuou acima da meta definida, alcançando 100% do incentivo financeiro. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan destacou a importância desse resultado, “Entendemos que a atenção primária é o coração da saúde de todo o município. Esse resultado é fruto do compromisso da gestão e dos profissionais de saúde que estão cada vez mais empenhados em oferecer um serviço humanizado para os santa-rosenses”.
Os indicadores de saúde conseguem mensurar a qualidade dos serviços e a efetividade de suas intervenções. Com eles, é possível realizar o monitoramento, avaliação e se for preciso, a reformulação das ações da Atenção Primária em Saúde. A próxima avaliação vai considerar os dados do primeiro quadrimestre de 2022.
Compartilhe
Clique para comentar

Trending

Sair da versão mobile