Geral
Freira brasileira de 115 anos é reconhecida como a 3ª pessoa mais velha do mundo
Inah Canabarro Lucas, uma freira nascida em junho de 1908 em Porto Alegre (RS), está sendo reconhecida como a terceira pessoa mais velha do mundo, segundo o Grupo de Pesquisa Internacional em Gerontologia. Além disso, ela é apontada como a freira mais velha do mundo.
Atualmente com 115 anos, Inah reside na Casa de Acolhida Santo Enrique de Ossó, localizada em Porto Alegre, que também abriga a Casa Provincial das Irmãs Teresianas do Brasil.
Apesar de sua longevidade surpreendente, Inah enfrentou desafios em sua infância, quando muitos duvidavam de sua sobrevivência devido à sua extrema magreza. No entanto, ela resistiu e, aos 20 anos, mudou-se para Montevidéu, Uruguai, antes de se tornar freira.
Ao longo de sua vida, Inah testemunhou eventos marcantes, incluindo duas guerras mundiais, mudanças papais e a recente pandemia de COVID-19. Em outubro de 2022, ela própria contraiu o vírus enquanto estava hospitalizada, mas conseguiu se recuperar em um mês. Inah recebeu a vacina contra o coronavírus em janeiro de 2021, sendo uma das pessoas mais velhas a receber a imunização.
Em uma entrevista ao portal católico ACI Digital, Inah compartilhou seu “segredão” para uma vida longa e saudável: a oração diária. “Meu segredo, meu segredão, é rezar. Rezo o terço todos os dias por todas as pessoas do mundo inteiro”, revelou a freira, conhecida por seu bom humor e alegria contagiantes.