A atriz brasileira Fernanda Torres foi premiada no Satellite Awards 2025 como Melhor Atriz em Filme de Drama, neste domingo (26), por sua atuação em Ainda Estou Aqui.
Torres disputava o prêmio com grandes nomes do cinema, como Angelina Jolie (Maria), Lily-Rose Depp (Nosferatu), Nicole Kidman (Babygirl), Saoirse Ronan (The Outrun) e Tilda Swinton (O Quarto ao Lado).
O longa também foi indicado ao prêmio de Melhor Filme Internacional, mas o vencedor da categoria foi Waves, produção da República Tcheca.
Sobre o Filme
Ainda Estou Aqui é baseado na história real de Eunice Paiva, advogada e mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva. A trama acompanha sua busca incansável pela verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello. No filme, Eunice é vivida por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, em diferentes fases da vida.
Reconhecimento Internacional
No início de janeiro, Fernanda Torres já havia conquistado o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama, tornando-se a primeira brasileira a vencer essa categoria. Na ocasião, ela concorria com Nicole Kidman (Babygirl), Angelina Jolie (Maria Callas), Kate Winslet (Lee), Tilda Swinton (O Quarto ao Lado) e Pamela Anderson (The Last Showgirl).
Além do Satellite e do Globo de Ouro, a atriz foi indicada ao Oscar 2025 de Melhor Atriz, enquanto Ainda Estou Aqui fez história ao garantir indicações inéditas para o Brasil nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.
Disputa no Oscar 2025
A cerimônia do Oscar acontece em 2 de março, em Los Angeles, e a categoria de Melhor Atriz promete ser uma das mais disputadas da noite. Fernanda Torres concorre com:
- Demi Moore (A Substância)
- Mikey Madison (Anora)
- Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez)
- Cynthia Erivo (Wicked)
O Satellite Awards é uma premiação concedida anualmente pela International Press Academy (IPA), organização fundada em 1996 que reconhece destaques no cinema, televisão e novas mídias.
Com essa vitória, Fernanda Torres reforça sua posição como uma das grandes atrizes do cenário internacional e leva o cinema brasileiro a um patamar inédito na temporada de premiações.