Geral

Faz mal beber líquido durante as refeições? Segredo está na quantidade e no tipo de bebida

Publicado

em

Foto: azerbaijan_stockers via Freepik

Você provavelmente já ouviu falar que beber líquidos enquanto se alimenta pode atrapalhar a digestão. Embora essa seja uma crença comum, a ciência não a apoia. Pelo contrário, estudos indicam que consumir líquidos durante as refeições pode ser benéfico, ajudando na deglutição, especialmente de alimentos secos ou difíceis de mastigar.

Especialistas afirmam que o importante é a quantidade e o tipo de líquido consumido. Bebidas açucaradas, por exemplo, devem ser evitadas.

A nutricionista Maiara Soares, doutora em Ciência da Saúde pela USP, explica que “beber água em quantidades moderadas durante as refeições não prejudica a saúde. Não há evidências científicas sólidas que provem que a ingestão de água dilua os sucos gástricos ou interfira no processo digestivo.”

Contrariando a ideia popular, a água não “dilui” os sucos gástricos a ponto de comprometer a digestão. A doutora Débora Poli, gastroenterologista do Hospital Sírio-Libanês, explica que qualquer alimento ou bebida ingerido no estômago gera estímulos que ajudam na produção das substâncias necessárias para a digestão.

A quantidade recomendada de água durante as refeições é de 200 a 300 ml.

“A ideia de que a água dilui as enzimas não é correta. O corpo vai produzir as substâncias necessárias a partir dos estímulos recebidos. Se ingerirmos um suco, por exemplo, ele contém nutrientes que também precisam ser digeridos, e o corpo responde produzindo as substâncias necessárias para isso”, esclarece a gastroenterologista.

Como Acontece a Digestão

A digestão começa na boca, com a mastigação e a ação das enzimas salivares. Depois, o alimento segue pelo esôfago até o estômago, onde os sucos gástricos entram em ação para quebrar os alimentos. Em seguida, no intestino delgado, a bile e as enzimas pancreáticas continuam o processo de decomposição dos nutrientes, que serão absorvidos pelas vilosidades intestinais.

No intestino grosso, a água e os eletrólitos são reabsorvidos, e o restante é compactado em fezes, enquanto a microbiota intestinal auxilia no processo digestivo.

Todo Líquido é Bem-Vindo?

Não. Bebidas açucaradas, refrigerantes e bebidas alcoólicas devem ser evitadas durante as refeições, pois podem causar problemas de saúde, como ganho de peso, distúrbios metabólicos e desconfortos digestivos.

A recomendação é consumir água, sucos naturais sem açúcar ou chás não adoçados em pequenas quantidades, como destaca Maiara Soares. A nutricionista Lara Natacci, pós-doutora em nutrição, também alerta que o consumo de calorias líquidas não reduz a ingestão de alimentos sólidos, o que pode resultar em um aumento do total calórico consumido, prejudicando a saúde a longo prazo.

E Se Sentir Estufado?

Beber muito líquido durante as refeições pode causar desconforto, especialmente se a bebida for gasosa.

“A maioria das bebidas gaseificadas contém açúcar em excesso, cafeína, substâncias químicas, corantes e conservantes, o que pode causar sintomas de desconforto, maior fermentação e inchaço”, explica a gastroenterologista.

Quem tem sensibilidade gastrointestinal pode sentir incômodos ao consumir grandes quantidades de líquidos ou certos tipos de bebidas durante as refeições. No entanto, para a maioria das pessoas, a ingestão moderada de água não deve gerar gases ou inchaço.

Dicas para Quem Gosta de Beber Durante a Refeição

Para aqueles que gostam de beber durante as refeições, a melhor escolha é optar por água, sucos naturais sem açúcar ou chás não adoçados, sempre em quantidades moderadas.

“Essas opções são mais saudáveis e complementam uma alimentação equilibrada. Evitar bebidas açucaradas, refrigerantes e bebidas alcoólicas é fundamental para controlar a ingestão calórica e prevenir problemas de saúde a longo prazo. Além disso, beber lentamente durante a refeição é essencial para evitar desconfortos gástricos e facilitar a digestão”, recomenda Maiara Soares.

Fonte: G1

Compartilhe

Trending

Sair da versão mobile